Perigos

Queimadas no Maranhão: veja como essa situação pode gerar sérios danos ao sistema elétrico

De acordo com o CBMMA, até o dia 31 de julho de 2023, já foram combatidos 476 incêndios florestais ou em vegetação em todo o Maranhão.

Imirante.com, com informações da assessoria

As queimadas podem interferir no fornecimento de energia e trazer diversos prejuízos à população.
As queimadas podem interferir no fornecimento de energia e trazer diversos prejuízos à população. (divulgação / Equatorial Maranhão)

MARANHÃO - Os perigos das queimadas no Maranhão envolvem sérios problemas ambientais e, também, para a saúde humana. Principalmente se as queimadas forem realizadas próximas à rede elétrica, pois isso pode interferir no fornecimento de energia e trazer diversos prejuízos à população.

Para conter ocorrências de incêndios e queimadas no Maranhão, há um Decreto do Governo do Estado de n° 38.403, que está vigente e válido até 30 de novembro, proibindo o uso de fogo para limpeza de áreas agrícolas e afins, principalmente para produtores agrícolas, que utilizam a técnica para limpar as áreas e prepará-las para o plantio. De acordo com o CBMMA, até o dia 31 de julho de 2023, já foram combatidos 476 incêndios florestais ou em vegetação em todo o Maranhão.

Leia também: 

Maioria das queimadas no Maranhão é causada por ação humana 

Maranhão é o 2ª Estado do Brasil com maior número de queimadas

E um levantamento realizado pela Equatorial aponta o registro de 19 ocorrências de grande proporção na rede elétrica ocasionadas por queimadas, somente de janeiro a junho deste ano, o que revela um aumento quando comparado com o ano de 2022, que registrou 12 ocorrências no mesmo período.

O Gerente de Operações da Equatorial Maranhão, Filipe Leal, explica sobre esse tipo de ocorrência que afeta a rede de energia elétrica. “Além de toda a problemática das queimadas, essa situação provoca transtornos à população que acaba ficando sem energia. Além disso, resulta também em prejuízos à Distribuidora que tem seus componentes de rede danificados, pois mesmo que os incêndios ou as chamas não atinjam diretamente os cabos da rede elétrica, o próprio calor pode provocar curtos-circuitos e causar interrupções”, destacou Leal.

Outro aspecto relacionado aos prejuízos que as queimadas causam é o tempo do restabelecimento de energia para essas situações. “Apesar das ocorrências de incêndio serem tratadas com maior relevância, elas estão associadas a um tempo de restabelecimento muito maior do que outras situações, já que envolve várias etapas. Primeiro o Corpo de Bombeiros nos aciona para que façamos o isolamento da rede elétrica e eles possam atuar de maneira segura, e somente após o combate ao incêndio nossas equipes conseguem realizar a manutenção da rede danificada. E a depender do tipo de dano, pode levar mais tempo para conclusão do serviço”, finalizou o Gerente de Operações.

Diante dessas situações, a Equatorial destaca os cuidados essenciais para evitar esses transtornos: 

• Não queime lixos domésticos nas proximidades da rede elétrica;  
• Tenha atenção ao descartar fósforos e cigarros acesos às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação; 
• Não acenda velas nem fogueiras próximas à vegetação mais seca;  
• Não faça queimadas para limpar pastagens ou plantio agrícola;  
• Procure fazer “aceiros” no terreno, eles ajudam a controlar o fogo em caso de acidentes;  
• Opte por realizar roçadas manuais ou com o uso de máquinas específicas. 

Lembre-se: de acordo com o Art. 54 da Lei 9.605 “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora” é caracterizado crime ambiental.

Ao presenciar riscos de incêndios próximos da rede elétrica, a Equatorial Maranhão deve ser acionada imediatamente pela central 116 e o Corpo de Bombeiros por meio do 193. Jamais se aproxime da rede elétrica nessas situações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.