Lavagem de dinheiro

Empresa da Construção e ex-servidora da Câmara são alvos de operação por lavagem de dinheiro em São Luís

Segundo a investigação, foram encontrados indícios de atividade ilícita, o que pode configurar desvio de valores recebidos de órgãos públicos.

Imirante, com informações da Polícia Civil

Atualizada em 17/08/2023 às 10h35
Policiais cumprem mandados de busca e apreensão em São Luís.
Policiais cumprem mandados de busca e apreensão em São Luís. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

SÃO LUÍS - Uma empresa do ramo da construção civil, sócios e uma ex-servidora da Câmara Municipal de São Luís são alvos de uma operação da Superintendência Estadual de Combate a Corrupção (Seccor). Na manhã desta quinta-feira (17), foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos a partir de inquérito policial que apura crime de lavagem de dinheiro. 

Segundo informações da Polícia Civil, a ex-servidora da Câmara está sendo investigada porque não soube explicar à polícia sobre a origem lícita de um depósito para sua conta no montante de R$ 110 mil feito pela construtora investigada. O salário da ex-servidora à época era de apenas R$ 2.541,59. 

Conforme a delegada Katherine Chaves, superintendente da Seccor, a investigação teve início a partir da análise de um relatório financeiro expedido pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que detectou algumas transações suspeitas da empresa. “As movimentações financeiras da empresa eram incompatíveis com a capacidade econômico financeira declarada”, destacou Katherine.

Ainda conforme a delegada, o relatório do Coaf apontou que a maior parte dos recursos recebidos na conta da empresa foram provenientes de entes da Administração Pública, havendo indícios de movimentação relacionada à atividade ilícita, o que pode configurar desvio de valores recebidos de órgãos públicos.   

Durante o cumprimento das buscas nos endereços alvos da operação, foram apreendidos documentos e os celulares, que terão extraídos os dados telemáticos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.