SÃO LUÍS - O Grupo Equatorial divulgou uma nota sobre o apagão registrado desde as 8h30 desta terça-feira (15). As informações preliminares apontam que “houve atuação do esquema regional de alívio de carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede”.
Leia a nota:
"O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.
Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.
Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados".
Leia também:
Apagão atinge Maranhão e outros Estados na manhã desta terça
Apagão foi de grande porte, informa Agência Nacional de Energia Elétrica
O Ministério de Minas e Energia (MEC) também se manifestou sobre o apagão:
"O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente".
Saiba Mais
- Apagão deixa cidades do Acre e de Rondônia sem energia elétrica
- Brasil teve 47 mil quedas de luz causadas por incêndios em 2023
- Apagão cibernético atrasa voos e prejudica serviços bancários e de comunicação pelo mundo
- Governo federal cobra resposta da Enel sobre apagão em São Paulo
- Falha em parques eólicos e solares no CE causou apagão de agosto
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.