Apagão deixou cerca de 678 mil pessoas sem energia na Grande Ilha
Interrupção no fornecimento de energia deixou dezenas de bairros de São Luís e da Região Metropolitana no escuro no domingo (26). A Axia Energia informou que houve falha de um equipamento.
SÃO LUÍS - O apagão registrado na noite de domingo (26) em diversos bairros da Grande Ilha de São Luís afetou 678.290 clientes, segundo a Equatorial Energia. Clientes foram afetados por cerca de uma hora e meia, segundo levantamento da Equatorial. A empresa afirmou que a energia já foi totalmente reestabelecida.
Veja também: Apagão: vídeo mostra Grande São Luís dividida entre luz e escuridão
De acordo com a Equatorial Energia, o fornecimento de energia foi interrompido devido a um problema na subestação da AXIA Energia (ex-Eletronorte), localizada na entrada de São Luís.
De acordo com a Equatorial Energia, o fornecimento de energia foi interrompido devido a um problema na subestação da AXIA Energia (ex-Eletronorte), localizada na entrada de São Luís.
A Axia Energia explicou que houve um problema nas subestações que abastecem a região de São Luís (MA), mas não disse o motivo da falha no equipamento. Veja, abaixo, a nota na íntegra:
A AXIA Energia informa que neste domingo (26) à noite houve falha de um equipamento no setor de 230kV, da subestação São Luís II, que abastece a região de São Luís (MA). Como consequência, ocorreu os desligamentos do setor e das subestações São Luís I e São Luís III, que são alimentadas por linhas de transmissão com a subestação São Luís II.
Imediatamente ao desligamento, foram iniciados os procedimentos para a reenergização das subestações, tendo sido o sistema recomposto ainda ontem à noite, sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)."
Apagão atinge bairros da Grande Ilha de São Luís na noite deste domingo (26)
A queda de luz afetou residências, comércios e vias públicas, com semáforos parando de funcionar e causando transtornos no trânsito. Serviços de telefonia e internet também foram prejudicados com a interrupção no fornecimento de energia elétrica. Nas redes sociais, internautas falaram sobre o apagão em São Luís e compartilharam informações.
Transtornos causados por apagão em São Luís
Durante o apagão, semáforos pararam de funcionar, o que provocou congestionamentos em vários pontos da cidade. Além disso, usuários relataram falta de sinal e oscilação na conexão de internet em alguns pontos da área.
Segundo a Equatorial Energia, por volta das 20h55, o fornecimento começou a ser restabelecido gradualmente nos bairros da capital. Até as 22h, a energia foi reestabelecida totalmente.
Veja, abaixo, a nota na íntegra da Equatorial Energia:
"A Equatorial Maranhão informa que, na noite deste domingo (26), o fornecimento de energia em alguns bairros de São Luís foi impactado devido a uma ocorrência registrada na subestação da Eletronorte, localizada na entrada da capital.
Tão logo identificada a situação, equipes técnicas da Eletronorte e da Equatorial Maranhão iniciaram as manobras necessárias para recompor o sistema elétrico e restabelecer o fornecimento de energia de forma gradual e segura.
A Distribuidora esclarece que segue acompanhando o caso junto à Eletronorte e ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsáveis pela operação do sistema de transmissão, até a completa normalização do serviço.
A Equatorial Maranhão reforça seu compromisso em oferecer um fornecimento de energia elétrica contínuo e seguro à população e orienta que eventuais ocorrências sejam registradas pelos canais oficiais: Central 116 (ligação gratuita), Clara no WhatsApp (98) 2055-0116, site www.equatorialenergia.com.br ou aplicativo Equatorial Energia."
Veja, abaixo, a nota na íntegra da AXIA Energia:
"AXIA Energia informa que houve uma ocorrência nas subestações que abastecem a região de São Luiz (MA). A recomposição do sistema já foi iniciada e as causas da ocorrência serão investigadas."
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.