Nos últimos 12 anos

Maranhão tem aumento de 40% no número de pessoas que vivem dentro de terras indígenas

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (7) pelo IBGE.

Imirante.com, com informações do g1-MA

O Maranhão é o terceiro Estado do Nordeste com a maior população indígena.
O Maranhão é o terceiro Estado do Nordeste com a maior população indígena. (reprodução / TV Mirante)

MARANHÃO - O Maranhão teve um aumento de 40,27% no número de indígenas vivendo dentro das Terras Indígenas (T.I) do Estado, segundo informações do Censo realizado em 2022, em comparação aos dados de 2010. O novo levantamento que mapeia o Brasil indígena foi divulgado nesta segunda-feira (7), pelo IBGE.

De acordo com o IBGE, as Terras Indígenas estão inseridas dentro das chamadas localidades indígenas, que são áreas que foram oficialmente delimitadas pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e englobam agrupamentos ou espaços que possuem um potencial de ocupação por índios.

Ainda segundo as informações divulgadas pelo Instituto, 72,93% da população indígena do Maranhão vive dentro das Terras Indígenas. Em todo o Maranhão, há 20 territórios indígenas. Destes, 17 são demarcados, de acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Ranking

O levantamento também mostrou que o Maranhão é o terceiro Estado do Nordeste com a maior população indígena, com 57.214 pessoas que se autodeclaram indígenas ou índia. O número representa apenas 0,84% da população total do estado, que é de 6.775.152, segundo o Censo divulgados em junho.

O Brasil possui 1.693.535 pessoas indígenas, que corresponde a apenas 0,83% da população total do país. Entre os estados brasileiros, o Maranhão é o 8º com o maior percentual de índios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.