SÃO LUÍS - O Maranhão é o terceiro estado do nordeste com a maior população indígena. São 57.214 pessoas que se autodeclaram indígenas, segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número corresponde a apenas 0,84% da população total do Maranhão, que é de 6.775.152 de habitantes, segundo o último Censo do IBGE, divulgado em junho deste ano.
A região Nordeste é a segunda do país com o maior número de indígenas, são 528.800 pessoas que se autodeclaram. Já em relação aos estados da região, o Maranhão fica atrás somente da Bahia, que possui 229.103 pessoas indígenas e de Pernambuco, que conta 106.634.
Ao todo, o Brasil possui 1.693.535 pessoas indígenas, número que representa apenas 0,83% da população total do país. O Maranhão aparece em 8º lugar no ranking geral dos estados brasileiros que possuem índios em meio à sua população.
Territórios indígenas
Nos últimos 12 meses, segundo o levantamento, o Maranhão obteve um crescimento de 40,27% no número de pessoas indígenas vivendo dentro de Terras Indígenas, conhecidas por T.I, comparado ao Censo de 2010.
Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), atualmente, o estado possui 20 territórios indígenas e destes, 17 são demarcados. Mais de 72% da população indígena do Maranhão vive dentro das Terras Indígenas.
Localizada em uma região que compreende as cidades de Jenipapo dos Vieiras (MA), Grajaú (MA) e Barra do Corda (MA), a Terra Indígena Cana Brava/Guajajaras é a mais populosa do Maranhão e uma das dez mais populosas do Brasil. Ela aparece em 8º lugar no ranking nacional.
Já a Terra Indígena Arariboia é a segunda mais populosa do Maranhão e a 10º do Brasil. Com uma área de 413 mil hectares, a região possui 10.158 indígenas e destes, 98,45% vivem dentro da região delimitada.
Para ler mais, clique aqui.
Saiba Mais
- PF recupera cartões de indígenas retidos por dívidas; empréstimos foram feitos nos nomes das vítimas
- Estudantes indígenas do Maranhão vencem competição nacional de foguetes
- São Luís será contemplada com projeto de valorização e salvaguarda da memória dos povos originários brasileiros
- Terras indígenas sofrem mais com analfabetismo e domicílio precário
- Indígena Krikati é encontrada morta em Montes Altos, no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.