Primeira vice-presidência de novo em impasse na eleição antecipada da mesa diretora da AL
Deputados do PCdoB, Rodrigo Lago e Júlio Mendonça, disputam o espaço que, atualmente, é ocupado pelo primeiro após disputa interna com a deputada Ana do Gás.
SÃO LUÍS - Parte dos nomes que comporão a mesa diretora para o próximo biênio já estão definidos. Dos espaços mais importantes na mesa, além da presidência continuar com Iracema Vale (PSB), o primeiro secretário permanecerá Antônio Pereira (PSB) e Roberto Costa (MDB) se manterá na segunda secretaria. E assim como da vez passada, a primeira vice-presidência está em debate.
Em acordo interno, os deputados decidiram manter as vagas de acordo com as bancadas partidárias. Diante disto, a primeira vice-presidência se mantém com a Federação (PCdoB, PT e PV).
Neste biênio que está em curso, o primeiro vice é o deputado Rodrigo Lago (PCdoB). Ele entrou em disputa com a deputada Ana do Gás (PCdoB) chegando ao ponto de, no horizonte da eleição da mesa, ter a possibilidade de eleição para o espaço. Depois de muitas conversas, a parlamentar abriu mão “em nome da unidade”.
E agora, de novo, a federação entra em acirramento interno. Até à noite da terça-feira, 13, ainda não havia definido quem ficará com a primeira vice. Rodrigo Lago quer se manter, mas o deputado Júlio Mendonça (PCdoB) quer a vaga. Ele tem o apoio de Ana do Gás.
A previsão é de que até a quinta-feira, 15, a chapa já esteja toda definida porque na sexta-feira, 16, os parlamentares farão a eleição antecipada da mesa. A convocação para sessão preparatória está marcada para as 11h30.
As negociações continuam e o único impasse deve ser novamente a primeira vice, mas com possibilidades de ser resolvido ainda nesta quarta.
Saiba Mais
- Para governistas, é arriscado deixar oposição grande na Assembleia
- Chapa de Iracema pronta para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa
- Nova tentativa de atingir Josimar, Bolsonaro mexe em segmento do PL no MA
- Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE
- Camarão tenta reaproximação com Palácio para garantir acordo de 2026
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.