Após morte de paciente

Enfermeiro investigado por plástica em hospital público diz ser ‘especialista em procedimentos estéticos’

Uma paciente morreu após o enfermeiro Alberto Rodrigues da Silva realizar uma abdominoplastia. O caso aconteceu em Lago dos Rodrigues.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 09/06/2023 às 16h37
Alberto Rodrigues afirma ser 'um dos poucos profissionais da área', e que atua nas cidades de Poção de Pedras, Lago dos Rodrigues e Lago da Pedra.
Alberto Rodrigues afirma ser 'um dos poucos profissionais da área', e que atua nas cidades de Poção de Pedras, Lago dos Rodrigues e Lago da Pedra. (reprodução / TV Mirante)

MARANHÃO - O enfermeiro Alberto Rodrigues da Silva, investigado pela morte de uma mulher no qual fez uma cirurgia plástica dentro de um hospital público de Lago dos Rodrigues, no Maranhão, afirmou que é especialista na área de estética íntima. O relato foi feito por ele durante uma entrevista a um blogueiro de Santa Inês, no Maranhão.

"São poucos profissionais que trabalham na área e eu trabalho na área de estética íntima também. Tanto masculina quanto feminina. Eu atendo em Poção de Pedras, em Lago dos Rodrigues e Lago da Pedra", diz Alberto. Nas redes sociais, ele utilizava um perfil intitulado como “Albert Rodrigues”, prometendo promover saúde, beleza e autoestima por meio de procedimentos estéticos. Essas provas serão usadas para constatar o exercício ilegal da medicina.

Saiba mais: 

O enfermeiro é acusado de usar uma foto sua em um documento profissional de outro médico. O enfermeiro foi indiciado por exercício ilegal da medicina mas, como não houve flagrante, não foi preso. O caso ainda não foi julgado, e ele não compareceu a uma audiência judicial ocorrida em 6 de junho.

A defesa de Alberto Rodrigues também foi procurada para falar sobre as acusações da Polícia Civil e a investigação em Turiaçu, mas não foi encontrado. A Polícia Civil do Maranhão constatou que Alberto Rodrigues da Silva já havia sido indiciado por ter feito uma outra operação, também em um hospital público, em Turiaçu.

Exercício ilegal da Medicina

Uma investigação de julho de 2022 aponta que Alberto Rodrigues atuava no Hospital Municipal de Turiaçu com o nome de 'Dr. Guilherme'. Lá, ele realizou uma histerectomia, que é a remoção do útero de uma paciente. Porém, a paciente teve vazamento da urina na vagina e passou por uma segunda cirurgia com o 'Dr. Guilherme', para uma reparação, mas as complicações continuaram e a paciente foi a São Luís fazer exames, onde foi constatada uma lesão na bexiga.

A paciente precisou fazer uma nova cirurgia, no Hospital Universitário, em São Luís, mas até hoje sofre as consequências dos procedimentos feitos. Após as investigações, a Polícia Civil descobriu que Alberto usava um documento de registro profissional com o nome um outro médico, chamado Guilherme, e trocou a foto pela dele.

Por não haver flagrante, Alberto não foi preso. Mas, sobre este caso, a Polícia Civil indiciou Alberto pelo exercício ilegal da medicina e processo segue em andamento na Justiça. Uma audiência foi marcada para o dia 6 de junho, mas Alberto não compareceu.

Morte de Erinalva

A esteticista Erinalva de Jesus Dias, de 37 anos, deu entrada no hospital no dia 31 de maio deste ano. Para a família, a vítima contou que faria uma cirurgia para retirar uma das trompas. Durante o procedimento, Erinalva passou mal e foi levada ao Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos, que fica na cidade de Bacabal, a cerca de 80 km de Lago dos Rodrigues.

No atendimento, o médico que consultou a vítima viu que Erinalva de Jesus havia passado por uma cirurgia estética, chamada abdominoplastia, onde é feita a retirada de excesso de pele e gordura do abdômen. De acordo com testemunhas, a cirurgia teria sido realizada apenas pelo enfermeiro, não habilitado para o procedimento, e dentro do centro cirúrgico do hospital municipal de Lago dos Rodrigues.

Para a família, a Erinalva contou que faria uma cirurgia para retirar uma das trompas. Mas, depois das complicações na cirurgia, ela foi encaminhada para o Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos, que fica na cidade de Bacabal, a cerca de 80 km de Lago dos Rodrigues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.