Estado Maior

Presidente nacional do PSB fecha questão sobre pré-candidato do partido em SL

Carlos Siqueira, nas redes sociais, confirmou pré-candidatura de Duarte Júnior a prefeito da capital; antes do socialista, o prefeito Eduardo Braide também teve as garantias do PSD de que ele será candidato a reeleição pela legenda.

Ipolítica

Após reunião com Duarte e Pedro Campos, Siqueira confirmou pré-candidatura de Duarte a prefeito de São Luís
Após reunião com Duarte e Pedro Campos, Siqueira confirmou pré-candidatura de Duarte a prefeito de São Luís (Reprodução/redes sociais)

SÃO LUÍS - Se havia alguma dúvida quanto a posição nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em relação a eleição pela Prefeitura de São Luís, o presidente Carlos Siqueira sanou de uma vez. Após reunião com os deputados federais Pedro Campos, de Pernambuco, e Duarte Júnior, o dirigente nacional confirmou que o candidato de seu partido é o parlamentar maranhense.

Nas redes sociais, Siqueira se referiu a Duarte como o pré-candidato a Prefeitura de São Luís. A posição do presidente nacional do PSB parece tirar a possibilidade de um debate interno que coloque outros nomes como pré-candidatos.

Um destes nomes, do deputado estadual Carlos Lula, por exemplo. Por sinal, o próprio Siqueira já teria chamado a atenção do parlamentar sobre a posição de “colocar o nome à disposição” de disputar a prefeitura da capital em 2024.

Assim, entre os três nomes que estão na tímida pré-campanha de São Luís, falta somente o vereador Paulo Victor (PCdoB) conseguir garantias do seu partido ou buscar nova legenda que garanta sua candidatura no ano que vem.

Antes da manifestação de Carlos Siqueira a favor de Duarte, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide já havia confirmado seu comando na direção municipal do PSD e, consequentemente, mostrado que tem todas as garantias para disputar a reeleição pela legenda. Algo que foi confirmado, em entrevista ao Imirante, pela senadora do PSD, Eliziane Gama.

Assim, já no fim do primeiro semestres, os nomes que querem disputar o comando do Palácio de La Ràvadiere começam a se mostrar. 

Dúvidas

Há muitas dúvidas que pairam no processo da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para escolha do novo desembargador pelo quinto constitucional.

Inicialmente, este processo parecia ser inovador pela consulta à classe e também pelas cotas racial e de gênero. Mas no fim, processos judiciais é que estão dando o tom.

Depois de ter que assumir erros e anular a primeira consulta aos advogados, a direção da OAB/MA agora vê a lista sêxtupla escolhida pela entidade ser suspensa pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten.

Impugnação

E a suspensão veio pela impugnação de outro advogado que questiona se um dos candidatos presentes na lista sêxtupla, Flávio Costa, tem um dos requisitos para constar na lista: 10 anos do exercício da advocacia.

Paulo Velten pediu explicações a OAB/MA e suspendeu o processo de escolha do novo desembargador até que tudo seja esclarecido.

Um processo longo e, sem dúvida, com uma condução, no mínimo, duvidosa por parte da OAB/MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.