Decoro

Conselho e Ética aceita e instaura processo contra Márcio Jerry

Uma lista tríplice de deputados para a definição de relator também foi sorteada e Márcio Jerry terá prazo para apresentar defesa contra denúncia de importunação sexual.

Ipolítica

Márcio Jerry se tornou alvo de representação no Conselho de Ética da Câmara
Márcio Jerry se tornou alvo de representação no Conselho de Ética da Câmara (Juliana Mendes)

SÃO LUÍS - O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar aceitou a representação do PL contra o deputado Márcio Jerry (PCdoB), instaurou processo e sorteou uma lista tríplice de deputados para a escolha de relator.

Jerry é acusado de importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta (PL-SC), episódio registrado durante uma audiência conturbada com o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB) na Câmara Federal.

Na ocasião, Jerry encostou por trás na parlamentar e cochichou algo em seu ouvido no momento em que ela discutia com a deputada Lídice da Mata (PSB).

Logo depois Zanatta protestou contra Jerry pela ‘encostada’, e o comunista deixou o local rapidamente, indo em direção a aliados.

O caso ganhou repercussão horas depois, quando imagens da cena passaram a circular nas redes sociais.

Jerry sempre classificou a denúncia de absurda e se colocou na posição de vítima de uma armação feita pela deputada de Santa Catarina. 

Apesar disso, a procuradora da República Raquel Branquinho Nascimento, coordenadora do grupo de trabalho Violência Política de Gênero, encaminhou uma representação ao procurador-geral da República, Augusto Aras, pedindo a abertura de investigação contra Márcio Jerry por possível crime de violência política de gênero praticado contra a deputada Júlia Zanatta.

Relator

Ao decidir instaurar processo o Conselho de Ética da Câmara sorteou uma lista tríplice para a escolha de relator. 

O deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), presidente do colegiado, explicou que, para o sorteio, foram considerados os blocos e as federações existentes em 19 de abril de 2003, data de instalação do conselho.

A designação dos relatores é feita a partir da lista tríplice sorteada, sendo que o relator não pode pertencer ao mesmo estado, partido ou bloco parlamentar do representado, sendo considerado o partido atual do deputado.

No caso de representação de iniciativa de partido político - caso específico de Márcio Jerry -, o relator também não poderá ser desse mesmo partido.

Lomanto Júnior afirmou que os relatores serão designados na próxima reunião do conselho, quando começará a contar o prazo de 10 dias úteis para a apresentação do parecer preliminar.

Foram sorteados para a lista tríplice no processo contra Márcio Jerry, os deputados Alexandre Leite (União-SP), Ricardo Maia e Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT).

Protocolo

Depois de escolhido, o relator trabalhará no parecer que será apresentado ao colegiado. 

O parecer fica lacrado e somente pode ser aberto durante reunião do colegiado em que o processo seja anunciado na pauta. 

A Mesa do Conselho então convoca o relator, e este pega o envelope lacrado, abre diante dos demais colegas e faz a leitura do parecer.

Jerry terá direito a defesa. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.