Importunação sexual

Conselho de Ética define hoje relator de denúncia contra Márcio Jerry

Márcio Jerry foi acusado de ter importunado sexualmente a deputada Júlia Zanatta durante uma audiência conturbada com o ministro Flávio Dino.

Ipolítica

Márcio Jerry encostou por trás em Júlia Zanatta e cochichou em seu ouvido
Márcio Jerry encostou por trás em Júlia Zanatta e cochichou em seu ouvido (Foto: Reprodução/Redes sociais)

SÃO LUÍS - O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Federal vai definir nesta terça-feira (30), por meio de sorteio, o relator da representação nº2/2023 apresentada pelo PL por quebra de decoro contra o deputado maranhense Márcio Jerry (PCdoB).

Jerry é acusado de importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta (PL-SC), episódio registrado durante uma audiência conturbada com o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB).

Na ocasião, Jerry encostou por trás na parlamentar e cochichou algo em seu ouvido na ocasião em que ela discutia com a deputada Lídice da Mata (PSB).

Logo depois Zanatta protestou contra Jerry pela ‘encostada’, e o comunista deixou o local rapidamente, indo em direção a aliados.

O caso ganhou repercussão horas depois, quando imagens da cena passaram a circular nas redes sociais.

Jerry classificou a denúncia de absurda e se colocou na posição de vítima de uma armação feita pela deputada de Santa Catarina. 

Aliadas de Zanatta e segmentos de defesa da mulher apontaram uma tentativa de intimidação e violência política de Jerry contra a colega de Parlamento, por isso a denúncia formulada pelo PL. 

O partido sustenta que houve quebra de decoro por parte do maranhense. Ele nega. 

Repúdio

Dentre as manifestações de repúdio, a manifestação da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, foi uma das que mais ganhou repercussão.

Em seu perfil em rede social, Michelle disse: “Meu Deus, que mente doentia”.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) também comentou a publicação. Ele disse que não há qualquer manipulação no vídeo, como sugeriu Jerry.

“Não há qualquer manipulação das imagens. Inclusive gente da própria esquerda postou o vídeo em questão e depois o deletou. Este caso está demonstrando não só a hipocrisia da esquerda, mas como também o nível de esquizofrenia, uma vez que eles ignoram a realidade e vivem numa bolha paralela. Inacreditável”, escreveu.

Investigação

Logo depois da repercussão do caso, a procuradora da República, Raquel Branquinho Nascimento, coordenadora do grupo de trabalho Violência Política de Gênero, encaminhou uma representação ao procurador-geral da República, Augusto Aras, pedindo que o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) seja investigado por possível crime de violência política de gênero praticado contra a deputada Júlia Zanatta.

'Recepção de apoio'

Na mesma semana em Jerry foi acusado de importunação sexual e violência política de gênero, o comunista desembarcou em São Luís recepcionado por aliados e militantes do PCdoB que classificaram o ato como “solidariedade” ao deputado.

Jerry publicou o vídeo, com abraços e manifestação de carinho entre ele e aliados, em seu perfil em rede social. 

A audiência do Conselho de Ética que pode definir o relator do caso Márcio Jerry deve começar às 11h.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.