Articulação

Dino pode ter "blindagem maranhense" na CMPI do 8 de Janeiro

Comissão já tem cinco maranhenses confirmados, quatros deles aliados do ministro da Justiça.

Gilberto Léda/ipolítica

Flávio Dino deve ser levado a depor na CPMI
Flávio Dino deve ser levado a depor na CPMI (Lula Marques / Agência Brasil)

SÃO LUÍS - Com pelo menos cinco membros da bancada do Maranhão confirmados na CPMI do 8 de Janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), pode ter uma “blindagem maranhense” na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro.

O colegiado deve ser instalado na próxima quinta-feira (25) para investigar os atos criminosos realizados contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no início do ano.

Já foram formalmente indicados três deputados federais - Aluisio Mendes (Republicanos), Duarte Júnior (PSB) e Rubens Júnior (PT) -, além das senadoras Ana Paula Lobato (PSB) e Eliziane Gama (PSD).

Destes, afora Mendes, todos os demais futuros integrantes do Maranhão na Comissão são aliados do ex-governador, o que lhe garante apoio considerável, uma vez que é praticamente certo que a oposição levará à CPMI as acusações que tem feito de que o ministro foi omisso no dia dos atos de depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília.

Mais membros - Com cinco nomes já confirmados na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, a bancada maranhense no Congresso pode ter ainda mais membros no colegiado.

Isso porque o bloco parlamentar Democracia (formado por PDT, MDB, PSDB, Podemos, União), que tem seis vagas, ainda não fez suas indicações.

São desse bloco, pelo Maranhão, nomes como os do senador Weverton Rocha (PDT), e os dos deputados federais Márcio Honaiser (PDT), Dr. Benjamin (União), Pedro Lucas Fernandes (União), Roseana Sarney (MDB), e Fábio Macedo (Podemos).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.