Relatório

8/1 foi "tentativa premeditada de golpe", diz Eliziane ao pedir indiciamentos

Senador apresentou nesta terça-feira (17) relatório final da CPMI.

Ipolítica

Eliziane leu íntegra do relatório nesta terça-feira
Eliziane leu íntegra do relatório nesta terça-feira (Divulgação/Senado)

BRASÍLIA - A senadora Eliziane Gama (PSD), relatora da CPMI do 8 de Janeiro, deu nesta terça-feira (17) uma contundente declaração após ler o relatório final dos trabalhos. Segundo ela, “o 8 de Janeiro foi uma tentativa propositada e premeditada de golpe de Estado”.

"O objetivo era um só: invadir, ou deixar invadir, as sedes dos Poderes, desestabilizar o governo, incendiar o país, provocar o caos e a desorganização política — e até mesmo, se necessário, uma guerra civil", afirmou a relatora.

Resultado de quase cinco meses de trabalho, o relatório da CPMI tem 1.333 páginas (leia aqui a íntegra) no qual a senadora pede o indiciamento de 61 pessoas, dentre elas, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado democrático de direito e golpe de Estado.

Na leitura do relatório, Eliziane Gama disse que os 'golpes modernos à esquerda e à direita, não usam tanques, cabos ou soldados para que 'o golpe não pareça golpe”.

"Começam por uma guerra psicológica, a base de mentiras, de campanhas difamatórias, da disseminação do medo, da fabricação do ódio. É tanta repetição, repetição, repetição, potencializada pelas redes sociais, pelo ecossistema digital, que muitos perdem o parâmetro da realidade. O golpe avança pela apropriação dos símbolos nacionais. O golpe continua pelas tentativas de captura ideológica das forças de segurança. Por isso é importante atacar as instituições, descredibilizar o processo eleitoral", afirmou a senadora.

O relatório recomenda ainda a criação do Memorial em Homenagem à Democracia, a ser instalado na parte externa do Senado Federal, reforçando que o Brasil é um Estado democrático de Direito e que, no dia 8 de janeiro de 2023, a democracia foi atacada.

Deputados e senadores da oposição ainda vão apresentar os votos em separado (relatórios paralelos), com foco em suposta omissão do governo federal no dia do ataque, nas prisões de manifestantes e na recusa da acusação de golpe pelo ex-presidente Bolsonaro. O senador Izalci Lucas (PSDB), por exemplo, deve sugerir o indiciamento do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.