Cratera

VÍDEO: chuva provoca enxurrada em voçoroca, em Buriticupu

Cerca de 26 grandes crateras, qualificadas como voçorocas, já foram contabilizadas na cidade.

Imirante.com

Atualizada em 18/05/2023 às 10h56

BURITICUPU - Um morador do município de Buriticupu, no Maranhão, registrou um vídeo que mostra a força de uma enxurrada em uma das voçorocas que ameaçam o município, durante uma forte chuva na manhã desta quinta-feira (18). Nas imagens, é possível ver a intensidade com que a água desce pela cratera, aumentando ainda mais o fenômeno erosivo.

Cerca de 26 grandes crateras, qualificadas como voçorocas, foram contabilizadas na cidade. A gravidade da situação se tornou mais evidente no último mês. No dia 2 de maio, um policial aposentado sofreu um grave acidente ao cair com um veículo que dirigia em uma voçoroca.

Nas imagens, é possível ver a intensidade com que a água desce pela cratera, aumentando ainda mais o fenômeno erosivo. (Foto: reprodução)
Nas imagens, é possível ver a intensidade com que a água desce pela cratera, aumentando ainda mais o fenômeno erosivo. (Foto: reprodução)

Já no dia 9 de maio, um deslizamento de barreira resultou no desaparecimento de uma casa, ‘engolida’ por uma voçoroca com 53 metros de profundidade e quase 600 metros de comprimento. Os proprietários da residência a haviam deixado uma semana antes.

Ações de autoridades em Buriticupu

Autoridades municipais e estaduais estão adotando medidas para garantir a segurança da população. As áreas afetadas foram interditadas e sinalizadas, e estão sendo constantemente monitoradas pela Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.

“O batalhão de busca e salvamento veio até a cidade de Buriticupu prestar apoio ao município para trabalhar de forma preventiva orientando e auxiliando no isolamento do acesso às voçorocas. Além de manter uma equipe de prontidão para caso seja necessário fazer uma intervenção no resgate de algumas pessoas que venham a ser atingidas pelo avanço da voçoroca”, explicou o Major Wenzel Souza Nicácio, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMA).

Sobre as voçorocas

Voçoroca é o nome científico do fenômeno erosivo que atinge o lençol freático. De acordo com Marcelino Silva Farias, professor do departamento de Geociência da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e doutorando em ciência do solo, a universidade alertou as autoridades, por meio da publicação de artigos em revistas, sobre o problema. Para o pesquisador, faltou planejamento no modelo de urbanização e ação para combater o avanço das crateras em Buriticupu.

"Poderia ter sido feito, antes que eles surgissem, deveria ter tido um planejamento adequado para a cidade. E posteriormente um planejamento adequado para a cidade. Surgiu um problema, vamos conter", disse o professor.

Voçorocas avançam por Buriticupu e ameaçam bairros inteiros. (Foto: Reprodução / TV Globo)
Voçorocas avançam por Buriticupu e ameaçam bairros inteiros. (Foto: Reprodução / TV Globo)

Marcelino Silva, que acompanha a situação desde 2012, afirma que as chuvas concentradas, o relevo da área e a presença do ser humano, são alguns dos fatores que contribuem para a aceleração do fenômeno.

"O relevo, o solo, os vale que estão sendo formados, as chuvas concentradas que estão sendo formadas, que condicionam esses processos naturalmente. Só que esses processos são acelerados pela presença do ser humano, aí entra a questão do planejamento urbano ou a falta dele, entra também as cidades construídas em locais inadequados, entra também o sistema de pavimentação sem esgotamento sem escoamento adequado", explica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.