SÃO LUÍS - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão concluiu o julgamento sobre candidatura laranja na chapa do PDT na disputa eleitoral pela Câmara Municipal de Morros. A Corte entendeu que o partido cumpriu o percentual previsto na legislação para cota de gênero usando uma mulher que não fez campanha.
Com esta decisão, os votos dados a chapa são anulados e os vereadores do partido perdem o mandato.
A ação que resultou na cassação é do Ministério Público Eleitoral, que disse que a candidata Josimara do Nascimento do PDT não fez campanha. Na justiça de base, o magistrado entendeu que ela fez campanha.
O Ministério Público recorreu e o TRE entendeu que Josimara foi laranja nas eleições. A defesa da pedetista alegou que ela fez campanha até a metade das eleições, mas que não pode concluir porque estava com problemas pessoais graves.
A decisão da Justiça Eleitoral atinge os vereadores Amanda Muniz, Irmão Cláudio e Natan Rodrigues.
Após esta decisão, o TRE ainda deve julgar embargos de declaração. Após isto, os vereadores perdem o mandato e é feito um novo cálculo dos votos válidos.
O PDT e os vereadores podem recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pedir efeito suspensivo no TRE. Se a Corte entender que deve suspender, os vereadores permanecem no mandato até julgamento em Brasília.
Saiba Mais
- Cadastro eleitoral reabre nesta terça-feira
- Julgamento do PSC pode ser adiado mais uma vez no TRE
- Justiça eleitoral de Roraima cassa governador pela terceira vez
- Cota de gênero: TRE adia de novo julgamento do processo contra o PSC
- Presidente do TRE/MA afirma que Corte vai priorizar ação que pode cassar deputados no MA
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.