Quinto Constitucional

OAB/MA define data para a realização de nova eleição ao Quinto Constitucional

Nova eleição para a vaga da advocacia ao Quinto Constitucional do TJMA será realizada no dia 15 de maio.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Kaio Saraiva anunciou nova data e explicou motivos da anulação do pleito realizado dia 24
Kaio Saraiva anunciou nova data e explicou motivos da anulação do pleito realizado dia 24 (Paulo Soares)

SÃO LUÍS - A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB/MA) definiu para o dia 15 de maio como data para a nova eleição para a vaga da advocacia ao Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça (TJMA).

Todos os 36 candidatos ao posto que haviam participado do primeiro processo, anulado pelo Conselho da Ordem em sessão realizada na manhã de ontem, estão garantidos no novo pleito. 

Do total de candidatos, 12 serão escolhidos na consulta pública realizada pelos profissionais da advocacia maranhense.

Depois disso, o Conselho da OAB/MA definirá uma lista sêxtupla, que será encaminhada ao TJMA. No Tribunal de Justiça, os desembargadores vão definir uma lista tríplice e a encaminhar para o governador Carlos Brandão (PSB), que por fim, escolherá e nomeará o novo desembargador da Justiça Estadual.

Leia também: 

OAB sabatina advogados que seguem em disputa por vaga no TJMA

Definidos os 12 nomes do Quinto Constitucional para a disputa de vaga de desembargador no TJMA

Começa hoje a escolha do novo desembargador do Maranhão

Anulação

A anulação da primeira etapa do processo de escolha do novo desembargador oriundo da advocacia maranhense ocorreu depois de o pleito ter sido suspenso pela Justiça Federal.

Uma ação ingressada pelo candidato Marcio Almeida apontou uma série de irregularidades no processo, a exemplo da participação de profissionais inadimplentes, o que estava vetado pelo edital e por uma resolução da Ordem. 

O advogado também questionou a transparência do processo. Ele disse, por exemplo, que não houve divulgação de quantitativo de votos recebido por cada um dos candidatos nas subseções da Ordem. O pleito foi realizado pela internet, por meio do ElejaOnLine.

Foi somente depois da suspensão determinada pela Justiça Federal, que o Conselho da Ordem se reuniu e deliberou pela anulação da primeira etapa do processo. 

O presidente da entidade, Kaio Saraiva, justificou a medida: “Meu compromisso não é com o erro, mas sim com a advocacia, com a instituição e com os processos conduzidos por essa Casa”. 

A OAB/MA admitiu falha, com a participação no pleito de advogados inadimplentes e inaptos ao voto.

Foram inseridos de forma errada na lista de aptos ao voto, 500 advogados. Destes, 288 votaram no pleito. Por isso a anulação do processo pela OBA/MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.