(Divulgação)

COLUNA

Euges Lima
Euges Lima é historiador, professor, bibliófilo, palestrante e ex-presidente do IHGM.
EUGES LIMA

O dia que Afonso Pena visitou Tutóia

De volta ao Maranhão, rio Parnaíba abaixo no vapor Teresinense, a comitiva do presidente eleito, finalmente, desembarcou em Tutóia na noite do dia 18 de julho.

Euges Lima

Atualizada em 24/04/2023 às 15h52

Após ser eleito presidente do Brasil em março de 1906, antes de tomar posse, Afonso Pena, o sexto presidente da República e o quarto eleito pelo voto direto, com o objetivo de tornar-se mais conhecido pela população, ter um contato mais direto com o povo e ao mesmo tempo, conhecer os problemas e as necessidades da população e das instituições públicas do país que iria administrar nos próximos anos, resolveu fazer uma longa e exaustiva excursão pelo país, de norte a sul, visitando dezoito capitais e percorrendo mais de 21 mil quilômetros durante quatro meses. Afonso Pena inovava nesse tipo de incursão política pelo país, foi o primeiro a fazer isso no Brasil.

Entre essas capitais que seriam visitadas no nordeste, estavam incluídas, São Luís e Teresina. É nesse contexto da passagem do presidente Afonso Pena pelo Maranhão e Piauí que a pequena Tutóia, ainda dando os seus primeiros passos na nova sede para onde tinha acabado de mudar-se - em 1901 mudou a sede do interior (Tutóia Velha) para o litoral, o povoado Porto de Salinas (Tutoia Nova) - localizada estrategicamente e em meio a esse roteiro, ou seja, numa região portuária e ao mesmo tempo na divisa do Maranhão com o Piauí, sendo separada apenas pelo rio Parnaíba, acabou recebendo a ilustre visita do presidente eleito e sua comitiva.

Em 16 de maio, a comitiva do presidente embarcou no Rio de Janeiro no paquete “Maranhão”, oferecido pelo Loyd Brasileiro. Depois de passar por várias capitais do nordeste e norte, finalmente chegou a São Luís no dia 4 de julho, onde foi recebido pelo governador Benedito Leite e demais autoridades. Percorreu à tarde as principais Ruas do Centro de São Luís e foi sonoramente ovacionado pela população.

Depois de passarem quatro dias em São Luís, Afonso Pena e sua comitiva, subiram o rio Itapecuru a bordo de um pequeno barco chamado "Barão de Grajaú" em direção a Caxias. Em 14 de julho, a excursão partiu de trem para Flores (atual Timon). Abordo do vapor "Teresinense", atravessaram o rio Parnaíba e chegaram até a capital do Piauí, Teresina.

De volta ao Maranhão, rio Parnaíba abaixo no vapor Teresinense, a comitiva do presidente eleito, finalmente, desembarcou em Tutóia na noite do dia 18 de julho. Ao desembarcar no município, Afonso Pena é recebido pelo Coronel Paulino Neves, principal liderança política de Tutoia e o grande responsável e articulador da mudança da sede do município. Fundador da Tutoia Nova. 

Aproveitando a grande oportunidade da inusitada visita de um presidente eleito na "florescente Vila", calorosamente acolhido pela população, o Coronel Paulino Neves não perdeu tempo, ansioso pelo desenvolvimento da promissora Tutóia, tratou logo de negociar com o presidente a promessa de implantação de uma agência de Telégrafos e Correios, o que foi cumprido dois anos depois, em 13 de fevereiro de 1908, quando foi inaugurado os correios naquele município. 

No outro dia a sua chegada, 19 de julho, à tarde, a excursão do presidente partiu, embarcou no paquete Maranhão rumo ao porto de Vitória, Espírito Santo, sua próxima parada. Não deve ter imaginando, Afonso Pena, que iria demorar tanto tempo até que aquela pequena Vila no interior do Maranhão voltasse a receber a visita de um presidente brasileiro eleito ou no exercício do cargo, pois, passados mais de cem anos dessa sua viagem Brasil a fora, nesse início do século XX, ele ainda é o único presidente brasileiro a visitar o município de Tutóia até hoje.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.