FANTÁSTICO

Cidade do Maranhão com 7 mil habitantes fez 13 mil testes de HIV em 2 meses

Prefeitura de Belágua está entre as administrações que registraram números absurdos de atendimentos na saúde expostos em reportagem.

Ipolítica

Atualizada em 25/04/2023 às 11h17
Em sua defesa, prefeito de Belágua, Herlon Costa, afirma que números irreais foram "erro".
Em sua defesa, prefeito de Belágua, Herlon Costa, afirma que números irreais foram "erro". (Arquivo)

BELÁGUA - Documentos mostram que a Prefeitura de Belágua realizou mais de 13 mil testes para identificar HIV em apenas dois meses. A cidade tem apenas 7.528 habitantes. Além disso, foram realizados 50 mil atendimentos pós-Covid. Em sua defesa, o prefeito da cidade, Herlon Costa (PSC), diz que aconteceram erros no registro dos procedimentos que foram comunicados em dezembro. 

Em relação aos exames de HIV, apenas um caso da doença foi registrado na cidade. Já os afetados pela pandemia foram 446.

Alvo de matéria do Fantástico neste domingo (23), os erros foram descobertos por meio de investigações do Ministério Público Federal (MPF). "Essas informações eram inseridas em sessões de procedimentos que não eram realizados, possibilitando assim que no ano subsequente, a emenda parlamentar fosse repassada em um valor a mais do que deveria ser feito", explicou Juraci Guimarães, procurador da República.

As investigações do MPF foram iniciadas em outubro, três meses antes da prefeitura assumir o que caracterizou como “erros”.

"O digitador. É um digitador, é control C e control V. Rapaz ele fez o levantamento errado, a responsabilidade é objetiva, vai sobrar para o prefeito", disse Herlon Costa à reportagem.

A reportagem do Fantástico mostrou uma espécie de máfia de atendimentos fantasma que serve para desviar recursos públicos em dezenas de cidades maranhenses. Mata Roma, com 17 mil habitantes, recebeu mais recursos para tratamento pós-Covid do que todas as cidades do Rio de Janeiro juntas.

Entre os absurdos, está o atendimento de fisioterapia no pós-Covid. O cruzamento dos dados revela que os dois fisioterapeutas em Mata Roma devem ter atendido 260 pacientes por dia. O que equivale a um atendimento a cada 5 minutos.

Um dos moradores que aparece em uma das listas de atendimento recebeu tratamento depois de morto. Outro teve 500 atendimentos.

O Maranhão foi o estado do país que mais recebeu recursos do Ministério da Saúde para tratamentos de reabilitação pós-Covid. De janeiro à maio de 2022, foram repassados quase R$ 20 bilhões.

Leia a nota de esclarecimento do Prefeito de Belágua, Herlon Costa, sobre o caso. 

"Em face da matéria publicada no programa Fantásico neste domingo (23), esclarecemos que o município de Belágua tomou todas as providências devidas e que as apurações foram iniciadas pela própria Prefeitura, identificando os erros no lançamento de dados e comunicando diretamente ao Ministério da Saúde, desde 09/12/2022, solicitando as correções devidas dos dados. O município já adotou todas as medidas legais e está à inteira disposição das autoridades.

Belágua, 23 de abril de 2023."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.