Compromisso com a educação

Universidade Ceuma celebra 33 anos de excelência acadêmica proporcionando uma educação de qualidade

Completando 33 anos, formando mais de 55 mil profissionais, a Universidade Ceuma preparou um evento especial de comemoração ao seu aniversário.

Publipost / Universidade Ceuma

Atualizada em 11/04/2023 às 15h38
Completando 33 anos, formando mais de 55 mil profissionais, a Universidade Ceuma preparou um evento especial de comemoração ao seu aniversário. Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante
Completando 33 anos, formando mais de 55 mil profissionais, a Universidade Ceuma preparou um evento especial de comemoração ao seu aniversário. Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante

SÃO LUÍS Fundada em 1989 a Universidade Ceuma teve a sua aula inaugural, em 9 de abril de 1990. Completando 33 anos, formando mais de 55 mil profissionais, a Universidade Ceuma preparou um evento especial de comemoração ao seu aniversário, nessa segunda-feira (10), com apresentações de teatro, coral e banda da própria instituição, além de apresentação do Boi de Nina Rodrigues e entrega de bolo para funcionários, docentes e alunos.

Apresentação do Boi de Nina Rodrigues. Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante
Apresentação do Boi de Nina Rodrigues. Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante

O Diretor Institucional da Mantenedora do Ceuma, Fábio Braga, falou sobre o compromisso da Universidade Ceuma durante os 33 anos de história em formar profissionais capacitados e preparados para o desafio do mercado de trabalho e da sociedade.

“A Universidade Ceuma celebra os 33 anos de excelência acadêmica proporcionando uma educação de qualidade e experiência enriquecedora aos seus estudantes. Ao longo dessa três décadas a instituição tem se destacado como um referência do ensino superior no Maranhão promovendo a formação de profissionais capacitados e preparados para o desafio do mercado de trabalho e da sociedade contemporânea.”

 Diretor Institucional da Mantenedora do Ceuma, Fábio Braga. Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante
 Diretor Institucional da Mantenedora do Ceuma, Fábio Braga. Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante

“A qualidade é um dos pilares fundamentais da Universidade Ceuma. Desde a sua fundação a instituição tem investido em corpo docente altamente qualificado, compostos mestres, doutores e com ampla experiência nas suas respectivas áreas de trabalho. Além disso, a Universidade Ceuma disponibiliza de uma infraestrutura moderna e adequada, com laboratórios atualizados, biblioteca bem equipada, salas de aula confortáveis e tecnologias educacionais avançadas que propiciam um ambiente para o aprendizado e desenvolvimento do estudante”, diz o Diretor Institucional da Mantenedora do Ceuma.

Fábio Braga ainda destaca a constate preocupação da Universidade Ceuma com a atualização constante dos currículos dos cursos oferecidos com base na demanda do mercado de trabalho e da demando do mercado mundial.

“Outro aspecto que contribui para a qualidade da Universidade Ceuma é o seu compromisso com a atualização constante dos currículos dos cursos oferecidos com base na demanda do mercado de trabalho e da demando do mercado mundial globalizado. Dessa forma os estudantes são preparados para enfrentar o desafio de mudança do cenário profissional adquirido conhecimento atualizado e relevante para a sua formação acadêmica.”

“A experiência proporcionada pela Universidade Ceuma também é um diferencial. A instituição valoriza a formação individual do estudante estimulando o desenvolvimento humano, também as atividades culturais, éticas e emocionais, além do conhecimento técnico. Para isso promove uma série de atividades extracurriculares, como projetos de pesquisa, iniciação científica, projetos de extensão e estágios em diversos campus e de formação do estudante. Possibilitando a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, a Universidade Ceuma busca está sempre conectada com as demandas da sociedade e do mercado de trabalho promovendo parcerias com órgãos governamentais, instituições de ensino e pesquisa visando proporcionar oportunidade de estágio, intercambio e network e desenvolvimento profissional do seu acadêmico.”

Por fim, Fábio Braga reafirma o compromisso que a Universidade Ceuma, ao longo dos seus 33 anos, com a qualidade e experiência dos estudantes preparando-os para o desafio do mundo contemporâneo e contribuindo para sua formação integral.

“Ao completar 33 anos de história, a Universidade Ceuma reafirma o compromisso com a qualidade e experiência dos estudantes preparando-os para o desafio do mundo contemporâneo e contribuindo para sua formação integral e para a construção de um novo futuro promissor para o Estado do Maranhão. Por tanto, a Universidade Ceuma ao completar os seus 33 anos deixa mais que um legado, deixa todo um desenvolvimento do ensino superior para o Estado do Maranhão’, finaliza o Diretor Institucional da Mantenedora do Ceuma.

Para tornar essa data mais significativa, a Universidade Ceuma está de volta com a campanha #Todosportodos.A campanha acontece neste mês de abril, e conta com a doação de 2 mil cestas básicas para as vítimas de enchentes no Maranhão.

A instituição também disponibiliza seus Campis Renascença, Turu e Imperatriz como postos de coleta para arrecadações de alimentos e roupas. Os campis funcionarão durante todo o mês de abril como postos.

Para a reitora da Universidade Ceuma, Critina Nitz Cruz, a instituição tem uma importância muito grande para o Estado do Maranhão. Ela fala da conquista do Ceuma e dos mais de 55 mil formandos.

“Hoje estamos comemorando 33 anos de história da Universidade Ceuma. Eu só tenho a agradecer. Agradecer aos nossos mantenedores que permitiram que a gente pudesse participar dessa história, aos nossos coordenadores, nossos professores, nossos funcionários, nossos alunos. Eu entendo que a Universidade Ceuma tem uma importância muito grande para o Maranhão. Afinal de contas são mais 55 mil formandos”, disse a reitora.

 Reitora da Universidade Ceuma, Critina Nitz Cruz. Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante
 Reitora da Universidade Ceuma, Critina Nitz Cruz. Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante

“Então a Universidade Ceuma modifica a sociedade. Eu sinto isso daqui como parte do Maranhão. Nós estamos transformando vidas! Então nessas vidas nós construímos sonhos. E esses sonhos são os profissionais. Os alunos entram aqui e tem um objetivo, e daqui a gente constrói e acompanha para que eles possam concluir e almejar aquela profissão que vai toda a diferença na vida deles. Eu acho maravilhoso participar disso, e está aqui comemorando hoje 33 anos de uma história de sucesso é demais...é fantástico!!”, finaliza Critina Nitz.

Fabiana Mendes Lobato, pró reitora de graduação e extensão, diz que a Universidade Ceuma trouxe para o Estado o conceito de ensino particular no nível superior. Além disso, ela destaca que o Ceuma forma cidadãos que são profissionais preparados para enfrentar os grandes desafios do mercado trabalho.

“A Universidade Ceuma esta semana comemora 33 anos como instituição de ensino superior inovadora que trouxe para o Maranhão o conceito de ensino particular no nível superior. Trazendo e contribuindo com toda a sociedade maranhense através da produção de conhecimento científico, sempre inovando e aplicando esse conhecimento junto às demandas do Maranhão. Quer sejam demandas sociais, ambientais, culturais e principalmente a econômica. Porque aqui formamos cidadãos que são profissionais preparados para enfrentar os grandes desafios que o mercado de trabalho nos impõe em uma sociedade em constante modificação”, diz Fabiana Mendes. 

O coordenador dos cursos de comunicação da Universidade Ceuma, Emílio Ribeiro, fala sobre a alegria e orgulho por saber que o Ceuma tem cumprido um papel de relevância na sociedade, fazendo com que os jovens que chegam com alguma perspectiva de transformação, de fato conseguem alcançar no final do seu curso.

“A Universidade Ceuma é extremamente importante não só para nós mais para com para a sociedade maranhense. O Ceuma trouxe vários cursos que fizeram diferença e tem feito a diferença na sociedade. Os nossos cursos de comunicação social impactam e muito a sociedade maranhense. E ao olhar para esses 33 anos nós observamos o quanto de resultado já foi legado para essa sociedade a partir de uma educação transformadora. Ela impacta positivamente na sociedade. 

Celebrar os 33 anos da Universidade Ceuma é para nós motivo de muita alegria e de muito orgulho sabedores de que  temos cumprido um papel de relevância nessa sociedade, e também fazendo com jovens que aqui chegam com alguma perspectiva de transformação, de fato conseguem alcançar no final do seu curso. Por que quando eles vão para o mercado eles  têm feito essa diferença. 

A gente tem observado que no curso desses anos o quanto a gente tem alcançado vidas, transformado vidas e a realidade de pessoa e família e sociedade. Nesse tripé a educação tem sido um pilar fundamental nessa sociedade, e o Ceuma é parte integrante e importante nesse processo”, finaliza o Emílio Ribeiro.

História do Ceuma

A primeira faculdade particular do Maranhão, fundada em 1989 e tendo a aula inaugural, em 9 de abril de 1990, presidida pela senhora Ana Lúcia Chaves Fecury, no prédio onde funcionou o antigo Colégio Meng, nasceu o primeiro empreendimento educacional de ensino superior particular do Maranhão.

Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante
Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante

Em março de 2012, é credenciada como universidade pelo MEC. O projeto de expansão se reafirma com a implantação de quatro unidades de ensino na capital São Luís e de mais duas no interior – Bacabal e Imperatriz.

Em 1998, é implantado o Centro Universitário UNIEURO, em Brasília, com o imediato funcionamento de cinco cursos superiores. Hoje, a instituição é reconhecida pelo MEC entre as mais bem avaliadas da região Centro-Oeste.

Em 2007, nasce a Faculdade Metropolitana da Amazônia, que inaugura sede própria em 2009 e, em novembro de 2018, recebe o credenciamento do MEC como Centro Universitário, o que permite ampliar a oferta de cursos na graduação e na pós.

O CEUPI foi lançado em 2016, no Piauí. A instituição nasce especializada nas tradicionais Engenharias Civil e Elétrica e passa por permanentes transformações para contemplar novas alternativas profissionais.

O CESUP e o CESUT são as mais novas unidades do Grupo implantadas na região Norte. Ambas usufruem da mesma estrutura física, mas diversificam a oferta de cursos da Graduação presencial. Autorizado a funcionar em maio de 2018, o CESUP inaugurou sede própria em um arrojado projeto físico que alia conforto, segurança e inovação, além da localização estratégica na área urbana da capital Palmas.

Hoje, a Universidade Ceuma tem Campis no bairro Renascença e Turu na capital maranhense. Além deles, possui um Campi em Imperatriz e um polo EAD em Bacabal.

Universidade Ceuma celebra 33 anos de excelência acadêmica proporcionando uma educação de qualidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.