Evento

Ceuma realiza V Encontro de Atividades Recreativas e Esportivas para Pessoas com Síndrome de Down

O evento será realizado no próximo dia 4 de outubro (sábado), de 8h às 12h, no Ginásio da Universidade Ceuma, no campus Renascença, em São Luís.

Publipost / Universidade Ceuma

Atualizada em 18/09/2025 às 12h45
Ceuma realiza V Encontro de Atividades Recreativas e Esportivas para Pessoas com Síndrome de Down.
Ceuma realiza V Encontro de Atividades Recreativas e Esportivas para Pessoas com Síndrome de Down. (Foto: Divulgação)

Professores e alunos do curso de Educação Física da Universidade Ceuma promovem, no próximo dia 4 de outubro (sábado), o V Encontro de Atividades Recreativas e Esportivas para Pessoas com Síndrome de Down.

O evento foi idealizado pelo professor de Educação Física do Ceuma, Eduardo Macieira, e tem como objetivo promover a inclusão e desenvolver as habilidades motoras e cognitivas das pessoas com síndrome de Down.

“Esse encontro trabalha a inclusão social e oportuniza aos alunos do curso de Educação Física e de outras áreas da saúde a busca por novos conhecimentos com pessoas atípicas, pessoas que tenham o T21 (Trissomia 21, o termo médico para a Síndrome de Down). E com isso foi criado, através desses encontros, um espaço de lazer e entretenimento para essa clientela. Essa é uma proposta muito positiva, porque está tendo uma boa aceitação”, explica Eduardo Macieira.

A programação será realizada das 8h às 12h, no Ginásio da Universidade Ceuma, no campus Renascença, em São Luís. O evento é aberto a qualquer pessoa com síndrome de Down, independentemente da faixa etária, e tem se consolidado como um momento que fortalece a socialização entre pais e filhos com a síndrome.

“Eu acredito que esse momento de interação, esse momento de socialização fortalece muito os pais, porque eles conseguem entender que quando têm um filho com alguma deficiência, eles não estão sozinhos. O problema pode ser compartilhado, o que ameniza ou dá resposta ou tira alguma dúvida. Esses encontros fortalecem uma amizade, um vínculo maior”, destaca o professor.

O encontro é multidisciplinar, envolvendo alunos e professores de outros cursos, como Fisioterapia, Enfermagem e Medicina.

“Quanto mais vivência, experiência e conhecimento o aluno acadêmico tiver, mais preparado ele sairá para o mercado de trabalho. E quanto mais conseguirmos envolver outras áreas nesse projeto, mais esclarecidos ficam os pais de pessoas com T21, para reivindicar seus direitos, pois muitas vezes as pessoas não conhecem ou ignoram esses direitos”, afirma Eduardo Macieira.

Durante o encontro, os participantes poderão praticar diversas atividades recreativas e esportivas, como basquete, vôlei, futsal, natação, dança e outras práticas lúdicas e pedagógicas. Algumas atividades serão desenvolvidas com a participação dos pais. Também será oferecido um lanche saudável.

Com a iniciativa, a Universidade Ceuma reforça seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento social, oferecendo eventos que beneficiam a comunidade e promovem a conscientização sobre a síndrome de Down.

“Temos que derrubar essa discriminação, um preconceito por não conhecer uma realidade, porque essas pessoas que têm o T21, elas são pessoas normais. E normal é ser diferente, então todos nós somos diferentes. O que a gente tem que respeitar do outro é uma certa limitação, que deve ser trabalhada. As pessoas que têm T21 estão disponíveis a trabalhar, a estudar e a ter uma vida saudável. Então a Educação Física e outras áreas podem proporcionar muito mais isso pra elas”, ressalta o professor.

Os interessados em participar do evento podem entrar em contato com o professor Eduardo Macieira pelo telefone: (98) 98832-7904.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.