(Divulgação)

COLUNA

Sílvio Antônio
Sílvio Antônio é pastor evangélico.
Silvio Antônio

Recessão Econômica no Brasil

Nos primeiros 100 dias de governo Lula, as expectativas para a economia são péssimas, seria a destruição desse setor uma característica dos governos socialistas da América do Sul, principalmente do Peru, Venezuela, Argentina?

Silvio Antonio

De início, quero deixar claro que não sou economista, assim como o atual Ministro da Economia, também não é. Contudo, para não falar besteira fui estudar e pesquisar sobre  “recessão econômica”, que de acordo com o portal Infomoney, tece os seguintes comentários:

“O que é recessão econômica e como um país entra nela?”

Quando a economia desacelera por um período prolongado, ocorre o que chamamos de recessão econômica. O termo recessão remete a retrocesso, à retração de algo em relação a alguma coisa. Dessa forma, quando a expressão é aplicada a um país, isso significa uma piora duradoura na sua atividade econômica de forma geral." 

Nos primeiros 100 dias de governo Lula, as expectativas para a economia são péssimas, seria a destruição desse setor uma característica dos governos socialistas da América do Sul, principalmente do Peru, Venezuela, Argentina?

Ainda segundo o portal referido acima” antes de mais nada, é importante saber que, na economia, existem os ciclos de expansão, pico da expansão, recessão e depressão. Ou seja, a recessão é um dos ciclos econômicos que representam o contrário da prosperidade em um país. Se ela não é contida, a economia avança para a depressão que nada mais é do que o agravamento da crise econômica. De forma simplificada, podemos dizer que recessão é uma crise econômica na qual há redução da renda das famílias, do nível de emprego e da atividade empresarial de forma geral. Ou seja, ninguém fica imune aos efeitos financeiros de uma recessão." 

Nesse início de governo, montadoras de carros como General Motores, Peugeot, Fiat, Jeep, Citroen e Hyundai paralisaram suas atividades dando férias coletivas aos seus funcionários.  99Food e dez lojas da Centauro fecharam as portas no país.  Marisa acaba de anunciar o fechamento de 90 filiais, além da rede atacadista Makro também anuncia o fechamento das duas últimas 24 unidades no país. As empresas alegaram  queda na economia, pois com elevação de juros, a falta de demanda pelo aumento da inflação causou mais desemprego. Tudo isso porque o Estado está interferindo na economia e, diga-se de passagem, que o Brasil estava entre as 10 nações que mais cresceram após a pandemia.  

Recessão vem da palavra retrocesso, ou seja, retrocesso econômico e não apenas na economia, em muitas outras áreas o governo atual está andando pra trás. Esse Governo que está aí pode ser até pior que o Governo do PT na era Dilma Rousseff. Agora a recessão econômica não afeta só os empresários, mas a classe trabalhadora também, pois tudo aumenta por causa da inflação e com o desemprego em massa, o povo fica mais pobre e dependendo cada vez mais do assistencialismo por parte do governo, opa... Não será esse o plano? 

O Governo Lula vem aumentando muito os gastos públicos, controle fiscal excessivo, aumento de impostos, a queda do poder aquisitivo da população, ou seja, um verdadeiro retrocesso na economia e, consequentemente, no crescimento do Brasil, onde o PIB deve diminuir.

Com um futuro incerto na economia, as pessoas evitam gastar e investir, o que afeta o empreendedorismo e o trabalho informal. Dessa forma, itens que não são de primeira necessidade saem da lista de consumo das famílias que priorizam gastos com alimentação, saúde, moradia, entre outros do gênero. Enfim, comparando o atual governo com o anterior, o retrocesso já é enorme.

Como nos faz falta um Ministro Da Economia que seja técnico, capacitado e experiente!

Em sua opinião o Brasil poderá sofrer uma recessão econômica? Comente.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.