Em tratamento

Semus confirma quatro casos de Meningite Viral neste ano em São Luís

Nenhum óbito relacionado à doença foi registrado até o momento; ano passado houve quatro.

Imirante, com informações da Semus

O Socorrão  é uma das portas de entrada para pacientes com suspeita de Meningite Viral.
O Socorrão é uma das portas de entrada para pacientes com suspeita de Meningite Viral. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Neste ano de 2023, São Luís já contabiliza quatro casos de Meningite Viral, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). De janeiro para cá, não houve nenhuma morte relacionada à doença.

Ano passado, quatro pessoas morreram de Meningite Viral na capital, ainda segundo a Semus. 

Dos quatro pacientes diagnosticados com Meningite Viral, atualmente, um está realizando tratamento na rede particular.

Os casos suspeitos são atendidos nos hospitais municipais Djalma Marques (Socorrão I), Clementino Moura (Socorrão II); unidades mistas, pronto socorro ou Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Leia a nota na íntegra:

"A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que, até o momento, foram confirmados quatro casos de Meningite Viral, e ressalta que destes, apenas um segue internado em rede privada recebendo acompanhamento.

A Semus comunica ainda que a referência para os atendimentos são as unidades de urgência e emergência da rede pública, tanto municipal (Socorrão I e II; Unidades Mistas e Pronto Socorro) quanto estadual, e em caso de suspeita deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Em 2022, foram registrados quatro óbitos, enquanto, neste ano, não houve nenhum óbito por Meningite Viral".

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Caso de meningite em aluno de escola particular

Nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já havia informado que monitora um caso de Meningite Viral, diagnosticado em um aluno de escola particular de São Luís. De acordo com a secretaria, o paciente, que não teve nome e nem idade revelados, está internado em um hospital da rede privada, em quadro de saúde estável. 

Equipes da Secretaria e do município de São Luís foram ao SESI, unidade de ensino onde o caso foi registrado, para orientar os colaboradores sobre as medidas a serem adotadas.

Veja a nota da escola na íntegra: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em decorrência de um novo caso de aluno com meningite, a escola SESI São Luís esclarece que:

A escola recebeu a informação, na tarde desta terça-feira, dia 21 de março, de que um aluno do 6° ano do Ensino Fundamental, séries finais, está com meningite viral.  

É importante ressaltar que o período de incubação da doença é de 2 a 10 dias e que o  primeiro caso se deu no dia 3 de março, ou seja, este novo caso não está relacionado ao anterior e por isso não identificamos nenhum surto de meningite.

Ao tomar conhecimento, pela família do estudante ontem à tarde (21/03), a escola antecipou as seguintes medidas preventivas e sanitárias para preservar a saúde de todos os alunos, professores e colaboradores.

1 – As aulas foram suspensas em toda a escola e continuarão, de forma remota, entre os dias 22 e 28 de março, pela Plataforma TEAMS.  

2- Foram tomadas todas medidas de higienização, limpeza e isolamento para que as áreas sejam monitoradas.

Vale ressaltar que o SESI comunicou o caso imediatamente ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).  Qualquer dúvida a coordenadoria de Educação da Rede SESI está à disposição para o que se fizer necessário.  

Serviço Social da Indústria

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.