Ajuda

Bebê de 11 meses, natural do interior do Maranhão, é diagnosticada com meningite; família faz rifa para ajudar no tratamento

A pequena Bruna Emanuelle segue internada na UTI do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos, em São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 18/10/2022 às 17h50
Bruna Emanuelle começou a apresentar crises no último dia 9 de outubro.
Bruna Emanuelle começou a apresentar crises no último dia 9 de outubro. (Foto: Arquivo Pessoal)

SÃO LUÍS - Natural do povoado Água Azul, na zona rural do município de Cachoeira Grande, a pequena Bruna Emanuelle, de apenas 11 meses de vida, foi diagnosticada com meningite bacteriana, no último dia 12 outubro, ao ser transferida para o Hospital Infantil Dr. Odorico de Amaral Matos, o Hospital da Criança, em São Luís. Após o diagnóstico, os parentes da bebê agora organizam uma rifa para ajudar nas despesas com o tratamento de Bruna.

Franciane Barros Barbosa, de 24 anos, mãe de Bruna Emanuelle, contou à reportagem do Imirante.com que a filha começou, no dia 9 de outubro, a ter crises de febre alta e a revirar os olhos. No dia seguinte, os pais de Bruna a levaram para o hospital da cidade de Morros, a 100 km de São Luís, mas, segundo Franciane, não foram bem atendidos na unidade e foram mandados para casa.

“Na primeira vez, a gente levou ela pra Morros. Quando chegamos lá, não atenderam a gente bem. Ela estava dando crise, só fizeram passar remédio e soro pra ela tomar. Aí mandaram a gente voltar pra casa, e nós voltamos. Aí foi quando ela começou a dar várias crises, e a gente teve a ideia de lavá-la para a cidade de Axixá, onde talvez, lá, eles recebessem a gente melhor. Lá eles receberam a gente melhor mesmo, tanto que transferiram a gente pra São Luís. Graças a Deus deu resultado, descobrimos o que ela tem, que é meningite bacteriana, diz que é muito perigosa”, contou a mãe de Bruna Emanuelle.

A pequena Bruna foi transferida no dia 12 de outubro, data em que é celebrado do Dia das Crianças, para o Hospital da Criança, na capital maranhense. Na unidade, ela foi submetida a uma tomografia da cabeça onde foi confirmado o diagnóstico de meningite bacteriana, o que deixou os pais preocupados.

Em seguida, Bruna Emanuelle entubada e transferida do Hospital da Criança para o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos, no Centro de São Luís, onde permanece entubada em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Rifa solidária

Para ajudar no tratamento os parentes de Bruna Emanuelle realizam uma rifa solidária para ajudar nas despesas, já que Bruninha, como é carinhosamente chamada, e seus pais estão longe de casa.

Estão sendo sorteados na rifa dois prêmios. O primeiro é um kit de depósitos da Tupperware, já o segundo é um depósito também da Tupperware. Cada ponto da rifa solidária custa o R$ 10 e o valor pode ser enviado pela chave Pix: (98) 98603-7048, que está em nome de Sildilene d. S. B, que é tia da bebê (irmã do pai de Bruna Emanuelle).

O que é a meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges (membranas que revestem o cérebro e toda a medula espinhal), gerando sintomas como rigidez do pescoço, febre, dor de cabeça, enjoo, dentre outro.

Meningite meningocócica

A meningite pode ser causada por bactérias, vírus, fungos, parasitas, medicamentos e processos inflamatórios, como câncer. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Por ser a mais grave e evoluir rapidamente, vamos tratar aqui da meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis. A Sociedade Brasileira de Imunizações informa que esse tipo de meningite pode levar a óbito de 10 a 20% daqueles que adoecem. ¹ ⁴

A meningite meningocócica pode ser classificada em diferentes tipos, sendo os principais deles A, B, C, W, X e Y. 

Bebês, crianças, adolescentes e adultos jovens correm mais risco de adoecerem durante surtos desse tipo de meningite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.