Saúde

SES monitora caso de meningite viral registrado em escola privada de São Luís

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), o paciente está internado, com quadro de saúde estável.

Imirante.com

Atualizada em 23/03/2023 às 07h45
De acordo com a SES, equipes da Secretaria e do município de São Luís se deslocaram hoje até a escola para orientar os colaboradores.
De acordo com a SES, equipes da Secretaria e do município de São Luís se deslocaram hoje até a escola para orientar os colaboradores. (divulgação / SES)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) afirmou, na tarde desta quarta-feira (22), que monitora um caso de meningite viral, diagnosticado em um aluno de escola particular de São Luís. De acordo com a secretaria, o paciente, que não teve nome e nem idade revelados, está internado em um hospital da rede privada, em quadro de saúde estável. 

De acordo com a SES, equipes da Secretaria e do município de São Luís se deslocaram hoje até o SESI, unidade de ensino onde o caso foi registrado, com o objetivo de orientar os colaboradores sobre as medidas a serem adotadas.

Ao imirante.com, a escola disse que a informação de que o aluno estava com meningite foi confirmada nessa terça-feira (21). Segundo a escola, o aluno é matriculado no 6° ano do ensino fundamental.

“É importante ressaltar que o período de incubação da doença é de 2 a 10 dias e que o  primeiro caso se deu no dia 3 de março, ou seja, este novo caso não está relacionado ao anterior e por isso não identificamos nenhum surto de meningite”, diz a nota enviada pela instituição de ensino.

Veja a nota da escola na íntegra: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em decorrência de um novo caso de aluno com meningite, a escola SESI São Luís esclarece que:

A escola recebeu a informação, na tarde desta terça-feira, dia 21 de março, de que um aluno do 6° ano do Ensino Fundamental, séries finais, está com meningite viral.  

É importante ressaltar que o período de incubação da doença é de 2 a 10 dias e que o  primeiro caso se deu no dia 3 de março, ou seja, este novo caso não está relacionado ao anterior e por isso não identificamos nenhum surto de meningite.

Ao tomar conhecimento, pela família do estudante ontem à tarde (21/03), a escola antecipou as seguintes medidas preventivas e sanitárias para preservar a saúde de todos os alunos, professores e colaboradores.

1 – As aulas foram suspensas em toda a escola e continuarão, de forma remota, entre os dias 22 e 28 de março, pela Plataforma TEAMS.  

2- Foram tomadas todas medidas de higienização, limpeza e isolamento para que as áreas sejam monitoradas.

Vale ressaltar que o SESI comunicou o caso imediatamente ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).  Qualquer dúvida a coordenadoria de Educação da Rede SESI está à disposição para o que se fizer necessário.  

Serviço Social da Indústria

Medidas adotadas

As aulas na escola seguem sendo realizadas de forma remota até a próxima terça-feira (28). O imirante.com solicitou à Secretaria Estadual de Saúde informações sobre a doença no Estado, para saber se há outros casos sendo monitorados, mas até o momento não houve retorno.

Meningite: saiba o que é e o que fazer para se proteger

As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. A meningite ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento, causado por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.

A meningite tem uma alta taxa de mortalidade e sequelas, como surdez, perda dos movimentos e danos ao sistema nervoso. As crianças são a faixa etária mais atingida, e os pacientes devem ter um acompanhamento por pelo menos 6 meses depois da doença.

O que causa a doença?

A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, segundo o Ministério da Saúde.

Segundo a pasta, as meningites virais e bacterianas são as mais importantes para a saúde pública, devido a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

O ministério ressalta ainda que a ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. O sexo masculino também é o mais acometido pela doença.

Quais são as formas de prevenção?

Existem imunizantes no sistema público de saúde que protegem contra a doença. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunização são:

  • Vacina meningocócica (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
  • Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
  • Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. 

 

*Com informações do g1.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.