(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Em meio a greve, escola militar pede contribuição financeira para contratar professores

Com professores da rede estadual de ensino paralisados, direção de escola militar pede R$ 60 aos pais dos alunos para garantir aulas.

Ipolítica

Atualizada em 02/05/2023 às 23h58

SÃO LUÍS - Já são mais de 15 dias de greve dos professores da rede estadual de ensino e não há previsão para o fim da paralisação. São três propostas do governo, várias rodadas de negociação e nenhum consenso até o momento.

Com isto, a direção de escolas decidiu solicitar “de forma voluntária” aos pais de alunos que cada um contribua com R$ 60,00 para que professores particulares sejam contratados. 

À coluna o secretário de Educação Felipe Camarão disse ser um absurdo e que mandará parar este pedido de taxa.

Mas, para além da ilegalidade do pedido, muitos pais querem contribuir e tentar amenizar o prejuízo dos filhos. 

Isto poderia ser evitado com bom senso por parte dos professores estaduais. Três propostas e a categoria se mantém irredutível. Os docentes querem 14,95% e o governo oferece 11%. O debate sobre o vencimento dos professores - se é acima do piso ou se não é - é cansativo e parece ser o maior impasse no debate.

Afinal, a Gratificação por Atividade de Magistério (GAM) deve ser tratada de que forma? Como vencimento? Como gratificação somente?

Se os professores se mantém no impasse e irredutível, o governo estadual poderia encerrar este debate sobre vencimento base e vencimento total incorporando a GAM. Isto garantiria o Maranhão pagando o salário dos professores acima do piso. 

Mas o porquê não faz? Porque se assim fizer, quando tiver promoções e progressões serão acima de um dos "maiores salários de professores do Brasil".

O fato é que caberá à Justiça encerrar a greve. Por este meio já há decisões considerando a paralisação ilegal e até bloqueando recursos do Sindicato dos Professores Estadual (Simproessema)para pagamento das multas aplicadas.

Enquanto os dois lados esticam a corda o máximo que podem, os alunos estão no prejuízo e os pais sendo acionados para pagar por algo que é público.

Mensagem da direção da escola militar solicitando contribuição financeira dos pais de alunos
Mensagem da direção da escola militar solicitando contribuição financeira dos pais de alunos

Punição

Sobre as decisões judiciais, o governo já estuda a possibilidade de aplicação de sanções aos professores que estão de braços cruzados.

O corte de pontos é uma destas possibilidades. Talvez o ato possa levar parte da categoria de volta às salas de aula.

No entanto, ficará o desgaste para o governo estadual que não conseguiu acabar com a greve sem o diálogo tão defendido.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), informa que notificou a gestão da escola por se tratar de uma decisão ilegal e determinou que não seja cobrada qualquer tipo de taxa com a finalidade de contratar professor.

A Seduc esclarece, também, que está tomando todos os meios legais e mantém aberto o diálogo com o Sindicato da categoria de professores, no sentido de encerrar o movimento grevista.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.