SÃO LUÍS - O deputado federal Duarte Júnior (PSB) comemorou nas redes sociais a informação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar, até o fim do mês de março, decreto que garante o amplo acesso à saúde para as pessoas com deficiência e o diagnóstico precoce. Entre os principais pontos, está o diagnóstico neonatal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para casos de suspeita dessa alteração genética.
Autor da proposta, Duarte enviou a sugestão para análise dos Ministérios da Saúde e dos Direitos Humanos e obteve parecer favorável.
"Me emociona muito. Nossa proposta de decreto garantindo mais direitos as pessoas com deficiência foi aprovada pelo Ministério da Saúde e dos Direitos Humanos", disse ele.
O decreto deve ser assinado no dia 21 de março, data criada pela Down Syndrome International e comemorada desde 2006, em referência à singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.
Saiba Mais
- Deputado participa de conferência da ONU em defesa de pessoas com Síndrome de Down
- Lula assinará decreto para diagnóstico neonatal de Síndrome de Down
- Brandão sanciona hoje pacote de 12 leis para pessoas com Síndrome de Down
- DiverT 21 será realizado neste sábado (12), em São Luís
- Ter um filho com Down é "enxergar o mundo de outras perspectivas"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.