No SUS

Lula assinará decreto para diagnóstico neonatal de Síndrome de Down

Existe a expectativa que o texto seja assinado na semana em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down em solenidade no Palácio do Planalto.

Ipolítica com informações do Uol

Lula assinará decreto para diagnóstico neonatal de Síndrome de Down
Lula assinará decreto para diagnóstico neonatal de Síndrome de Down (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

BRASÍLIA- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve assinar até o fim do mês de março decreto que garante o amplo acesso à saúde para as pessoas com deficiência e o diagnóstico precoce. Entre os principais pontos, está o diagnóstico neonatal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para casos de suspeita dessa alteração genética. 

Existe a expectativa que o texto seja assinado na semana em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down em solenidade no Palácio do Planalto. Reconhecido desde 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março mas só começou a fazer parte do calendário nacional no ano passado. 

A proposta é de autoria do deputado federal Duarte Jr (PSB) que tem o tema como uma das suas principais bandeiras na Câmara Federal. O texto foi avaliado pelos Ministérios da Saúde e dos Direitos Humanos que deram parecer favorável para a redação final. 

As normas ficam de acordo com a legislação do SUS para estados e municípios e sua disponibilidade orçamentária. Entrando em vigor em até 180 dias após sancionada.

Veja alguns pontos do decreto:

  • diagnóstico neonatal e a intervenção precoces pelo SUS para indivíduos com suspeita ou diagnóstico clínico de trissomia do cromossomo 21;
     
  • atendimento por equipe de saúde multidisciplinar pelo SUS a todos indivíduos diagnosticados com trissomia do cromossomo 21 da infância à adolescência;
     
  • acompanhamento e tratamento ambulatorial e hospitalar, sempre que necessários, desde o nascimento até a adolescência, com vistas à integralidade do
  • cuidado e à humanização, visando a autonomia e protagonismo dos mesmos;
     
  • a prioridade no acesso ao atendimento nos serviços de habilitação e de reabilitação, sempre que necessários pelo SUS;
     
  • acesso à confirmação pré-natal em caso de diagnóstico suspeito e rastreio de malformações pelo SUS;

Criada pela Down Syndrome International e comemorada desde 2006, a data escolhida, 21 de março representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.