Especial Dia da Mulher

Mulheres empoderadas e os três poderes no Maranhão

Em comemoração ao 8 de março, o Imirante conta a história de mulheres com destaque no Executivo, Legislativo e Judiciário.

Ian Sousa*/ Ipolítica

Atualizada em 08/03/2023 às 12h03

Ao longo das últimas décadas o avanço das mulheres nas esferas do poder estatal é inegável. Tanto no Judiciário, quanto no Legislativo e Executivo a representatividade feminina nunca se fez presente como agora. E dentro deste aspecto, o Maranhão ocupa lugar de vanguarda. Uma das primeiras prefeitas eleitas no país, foi no Maranhão. A primeira governadora também.  

Em comemoração ao dia 8 de março, o Imirante conta um pouco da história de algumas mulheres que representam a luta das mulheres nas três esferas do poder local.

Judiciário

Angela Maria Moraes Salazar nasceu no interior do Estado do Maranhão, na cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão, cursou o Ensino Fundamental em escola pública, no município onde nasceu, e o Ensino Médio na cidade de Bacabal. Graduada pela Universidade Federal do Maranhão, nos cursos de Serviço Social e Direito. Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Vice-presidente e Corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, foi presidente do TRE- MA durante as eleições de 2022. 

Na sua gestão à frente do TRE, sempre buscou ser comprometida com os princípios da equidade, justiça e da defesa dos direitos dos cidadãos e principalmente das mulheres, idealizou e executou o Projeto TRE EM AÇÃO, bem como o Programa FALE, MARIA!

“Enquanto estive na questão do TRE-MA busquei uma gestão colaborativa e compartilhada, fizemos as eleições de 2022 que foram pacíficas e busquei a inserção de cada vez mais mulheres promovendo programas institucionais que pudessem quebrar paradigmas busquei fiscalizar  a aplicação da lei de cotas e do financiamento de campanhas para poder quebrar essa resistência entre os partidos.

Dentre suas principais publicações literárias, estão o prefácio da primeira revista “Violência de Gênero contra a Mulher: estudos, contextos e reflexões”, publicada pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão, onde também publicou o artigo, em co-autoria, “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: perspectivas de enfrentamento no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão”, no ano de 2018.

Em 23 de março de 2022, recebeu o Prêmio Bertha Lutz, concedido pelo Senado Federal, como reconhecimento pela relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no Estado do Maranhão. 

Executivo

Maria Paula Azevedo Desterro é casada, mãe de quatro filhos, moradora da Pindoba, agricultora e prefeita reeleita de Paço do Lumiar. Nasceu no município de Bacabeira, em uma família humilde, de 13 irmãos.  

Ainda na infância, Paula Azevedo conta que enfrentou muitos desafios, porque precisava ajudar a cuidar dos irmãos e nos serviços de casa. Minha mãe contava só com a gente; os filhos. Ela tinha um problema sério de saúde. Foi uma luta, mas ela sempre quis o melhor para os filhos e nunca desistiu. Eu aprendi a lutar, vendo a luta da minha mãe. Isso me tornou a mulher guerreira que sou hoje!”. A atual Prefeita conta ainda que em busca de uma vida melhor, há mais de trinta anos mudou-se para Paço do Lumiar, onde seguiu trabalhando na agricultura. “Vim com meus filhos já todos crescidos. Eu e meu marido criamos eles com o suor do nosso trabalho. Não tive como estudar, porque trabalhava muito para ajudar no sustento de casa”. 

Roseana Sarney, uma das políticas mais influentes do Maranhão foi governadora do Estado, senadora e atualmente é deputada federal. Ela conta que governar o Maranhão sempre foi um sonho e que se preparou para isso "Sempre quis ser governadora, e me preparei para isso, trabalhei para isso, construí minha candidatura e quando fui eleita, já me sentia preparada para o cargo.

Roseana Sarney, atual deputada federal e ex governadora do Maranhão
Roseana Sarney, atual deputada federal e ex governadora do Maranhão

Outra mulher de grande destaque, é Iracema Vale ex-vereadora e ex-prefeita de Urbano Santos, atualmente ocupa o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. "O empoderamento feminino passa pelo conhecimento", diz Iracema Vale sobre as mulheres na política. Ela ainda salienta que durante seu mandato a frente da Casa legislativa lutará pelos direitos das mulheres e para que muitas conheçam esses direitos. 

Dificuldades da Mulher na Política 

Para Angela Salazar existe a dificuldade de se assumir, principalmente uma mulher negra por mais que seja qualificada a cargos de grande relevância muito pelos estigmas já existentes na sociedade. Angela acredita que a educação é o caminho.  "Temos que nos educar para educarmos o outro, e com cada vez mais representatividade podemos vencer os paradigmas e os preconceitos da sociedade” disse ela.

Roseana conta que enfrentou dificuldades e muitas campanhas difamatórias ao longo de sua história, mas que isso nunca lhe abateu. A deputada acredita que para mulher tudo é mais difícil, mas que isso nunca diminui a sua vontade e o amor em trabalhar pelo povo do Maranhão. "Nunca senti medo, porque eu sempre me dediquei ao povo do Maranhão, trabalhei, viajei o estado, busquei sempre fazer com amor pelo meu estado” Roseana afirmou ainda que está feliz por ser deputada e com certeza de que fará um bom trabalho pela sua experiência e vivência e principalmente amor pelo povo do Maranhão. 

Paula Azevedo, Prefeita de Paço do Lumiar
Paula Azevedo, Prefeita de Paço do Lumiar

Em Paço Lumiar, Paula Azevedo conta que começou a participar de sindicatos e liderar movimentos que lutavam pelas causas sociais. O protagonismo sindical abriu as portas para a política partidária. Foi quando recebeu o convite para ser candidata a vice-prefeita. Quando assumiu o comando do município, muitos não acreditavam que uma agricultora daria conta do trabalho, mas ela não somente provou a capacidade, como conseguiu ser reeleita. “Foi uma superação e nunca pensei em um dia ser prefeita de uma cidade. Comecei a participar nas associações de comunidade, trabalhei como voluntária e isso foi me dando oportunidade de participar das discussões sociais e comunitárias. Fui coordenadora de sindicato, dirigente da Fetaema. Aprendi com a experiência do dia a dia, na garra. Sempre tive muita empatia pelas causas dos mais necessitados, do trabalhador e das mulheres. Me dediquei muito e os movimentos sociais me ensinaram muita coisa que levo pra vida”.

Representatividade Feminina na Política 

Desembargadora Angela Salazar
Desembargadora Angela Salazar

No cenário local e nacional cresceu o número de mulheres nas casas legislativas, bem como no executivo. A desembargadora Angela Salazar acredita que estamos no caminho para cada vez mais representatividade feminina “Estamos no caminho para isso aumentarmos já nossa representatividade política no cenário local e nacional, acredito que se cada vez mais mulheres ocupem cargos de poder mais a jovem se sentirá representada ali, e acredite que possa também alcançar um lugar de destaque” completou Angela.

Segundo a ex-governadora e atual deputada federal Roseana Sarney, houve uma evolução na questão das mulheres na política, “No começo as mulheres eram colocadas apenas em comissões de mulheres, hoje a deputada sente que isso está mudando. Mas a representatividade feminina cresceu bastante, houve um avanço”, disse. 

Paula Azevedo já acredita que a representatividade feminina é importante segundo a prefeita a sensibilidade feminina pode ser um diferencial para as mulheres na política “Uma coisa que conta muito é a sensibilidade feminina, que é um diferencial em tudo que nós fazemos. Acho que a mulher é mais cautelosa, cuidadosa. Eu, por exemplo, gosto de ouvir muito as pessoas e valorizo o diálogo, inclusive com pessoas que discordam da minha opinião, porque faz a gente pensar e repensar. Só não gosto de ser desrespeitada. Acredito que a mulher tem um jeito especial de trabalhar, que é diferente. Nós não somos melhores que os homens, mas acho que somos mais detalhistas e mais diretas ao ponto. As mulheres fazem tudo com um toque especial” disse a prefeita. 

*estagiário supervisionado por José Linhares Jr.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.