(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Lula e Bira confirmam que Brandão estabeleceu condição para secretariado sobre 2024

Deputado estadual e ex-deputado do PSB estavam na reunião com o deputado federal Duarte Júnior que o governador disse que quem for secretário não pode disputar as eleições municipais do próximo ano.

Ipolítica

Atualizada em 02/05/2023 às 23h58
Carlos Lula e Bira do Pindaré confirmaram declaração polêmica de Duarte Júnior sobre eleições de 2024
Carlos Lula e Bira do Pindaré confirmaram declaração polêmica de Duarte Júnior sobre eleições de 2024 (Divulgação)

SÃO LUÍS - Sem dúvidas, a declaração que o deputado federal Duarte Júnior deu, em entrevista ao Imirante, gerou polêmica. Ele disse que o governador Carlos Brandão (PSB) condicionou aos seus secretários que para assumir o cargo de primeiro escalão significa que não poderão disputar as eleições de 2024.

Brandão disse isto em reunião com membros do PSB, segundo informou o parlamentar. Além de Duarte, estavam nesta conversa o deputado estadual Carlos Lula e o ex-deputado Bira do Pindaré.

À coluna, Lula e Bira confirmaram o que disse Duarte Júnior. Além disto, após a declaração do deputado federal, o governador Carlos Brandão não disse que não estabeleceu esta condição. 

Partido disto, a questão que fica é: por que o governador decidiu estabelecer esta regra? Uma possibilidade é que Brandão - que precisa atender interesses de muitos aliados - usou os espaços de seu secretariado para que parte de seus aliados escolhessem o que queriam. Ou seja, se tiver uma secretaria, tem que abrir mão de disputar as eleições porque preciso deixar o espaço para outro aliado.

É uma possibilidade somente. Mas se assim for, Carlos Brandão resolve impasses futuros que ele poderá enfrentar nas disputas pelas prefeituras no Maranhão, principalmente, na ilha de São Luís.

De fora

Em São José de Ribamar, por exemplo, segundo informou Duarte Júnior, o secretário de Saúde, Tiago Fernandes, não entra na disputa pela Prefeitura de São José de Ribamar.

E São Luís - seguindo a regra - o vereador Paulo Victor e futuro secretário estadual de Cultura não seria candidato à Prefeitura de São Luís.

Nas duas cidades, se a condição se mantiver, Brandão conseguiu revolver parte dos impasses que virão com os interesses dos diversos aliados.

Pode mudar

Mas não se pode considerar que a política é dinâmica e que a condição estabelecida pelo governador pode mudar.

Dependendo do desempenho de cada secretário, dos acordos entre partidos, interesses de grupos, esta regra de assumir secretaria e não ser candidato em 2024 pode sim mudar.

O fato é que somente os movimentos de cada ator político neste ano pré-eleitoral poderá definir as disputas do ano seguinte.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.