(Divulgação)

COLUNA

Ruy Palhano
Ruy Palhano é médico psiquiatra.
Ruy Palhano

As compulsões: fontes de sofrimentos

Compulsão, Obsessão, Mania, psicose, surto psicótico, são condições comportamentais da área das doenças mentais.

Ruy Palhano

Atualizada em 02/05/2023 às 23h50
Ruy Palhano é médico psiquiatra.
Ruy Palhano é médico psiquiatra. (Ipolítica)

Frequentemente, houve-se falar: fulano é cheio de manias, é muito metódico, meticuloso, exigente. Ouve-se também falar de ansiedade, depressão, fobia, obsessão, compulsão e assim por diante, nomenclaturas, até então, restritas aos profissionais das áreas da Psiquiatria e Psicologia, mas que hoje, graças ao rompimento progressivo dos preconceitos em saúde mental, o avanço científico, da internet, das mídias sociais e o incremento dos meios de comunicação, houve uma disseminação em massa desses termos médicos, nos ajudando em t4se a compreender melhor aspectos do comportamento. 

Compulsão, Obsessão, Mania, psicose, surto psicótico, são condições comportamentais da área das doenças mentais. Sobre a compulsão, objeto desse artigo, são atos, atitudes ou comportamentos repetitivos, continuamente, visando, entre outras coisas, proporcionar algum alívio ou conforto emocional, frente à sensação de ansiedade, tensão, angústia ou outros sofrimentos. 

Tais gestos compulsivos se encontram sem controle por parte de quem as apresentam. Do ponto de vista clínico, são reações comportamentais considerados “mal adaptativos” (sem propósito, sem sentido e disfuncionais) porque a sensação de conforto ou alívio é passageira, transitória, efêmera e após o ato (a compulsão) a pessoa tem uma sensação negativa, muitas vezes de “culpa ou de remorso” por não terem resistido à disposição em executá-la. Mesmo assim o sentimento de alívio ou gratificação, continua mais forte, levando as pessoas a repeti-los, compulsivamente. 

Ocorre, mais ou menos, da seguinte forma: a pessoa está ansiosa por algum motivo, essa ansiedade passa a incomodá-la, tornando-a inquieta, apreensiva, tensa, em estado de expectativa e sem controle sobre esse estado. Passo a mexer com as mãos, torna-se inquieto e apreensivo, para aliviar essa tensão. Resolve ir à uma loja e decide comprar um objeto que tenho desejo, naquelas circunstâncias, usa o que comprou, todo animado e até “esquece” aquela sensação negativa que me fez ir às compras. Passado esse primeiro momento começa a se sentir arrependido de ter comprado algo saem necessidade, que certamente irá comprometer seu orçamento, etc. Isso torna essa pessoa ansiosa, angustiada e inquieta. Não dá importância ao que comprou e vai novamente às compras e provavelmente voltará para casa com algo novo. Daí começa o círculo: culpa, ansiedade, compras, prazer, culpa, ansiedade, compras...

Hoje temos uma plêiade de comportamentos compulsivos os quais fazem parte específica de certas doenças mentais: compulsão por comida, por bebida, por sexo, por jogo, por mentira e muitas outras compulsões do dia a dia.

Sobre as causas dos comportamentos compulsivos, diversos fatores podem colaborar: genética, ambiente familiar, problemas psicológicos e comportamentais, doenças mentais, etc.), em todos os casos trata-se, realmente de um comportamento mal adaptado, repleto de sentimentos negativos (tensão, angústia, ansiedade, etc.) os quais fazem essa pessoa sofrerem junto com os outros. Essas compulsões, prejudicam muito a adaptação e capacidade social, além da capacidade cognitivo-laboral desses enfermos. 

Dificilmente, só um desses fatores cima, isoladamente, causariam esses comportamentos, portanto faz-se necessário a conjugação de fatores, em distintas proporções, para determinarem essas atitudes compulsivas.

As compulsões podem evoluir levando as pessoas a perderem inteiramente o controle dos seus atos, a ponto de prejudicarem tanto essas pessoas, as quais podem se invalidarem permanentemente, como é o caso do Transtorno Obsessivo Compulsivo em condições de alta gravidade - TOC. Em casos mais graves tornam-se dependente desses rituais repetitivos, comprometendo sua capacidade de levar uma vida “normal”. Uma pessoa que lava as mãos várias vezes por dia compulsivamente, que tem medo de estar infetado por ter cumprimentado alguém ou porque não dorme por ter dúvidas sobre o que fez antes de deitar, pode também desenvolver outras “manias” tornando a vida um problema. Abaixo, citamos alguns tipos de compulsões:

Jogadores compulsivos – designados também de viciados em jogos: eletrônicos, de azar, loterias e muitos outros. Na décima primeira versão da Classificação Internacional das Doenças – CID-11, a ser implementada neste ano de 2023, a Organização Mundial da Saúde – OMS, classificou os vícios eletrônicos (Game Disorder) entre estes o dependente de Jogos Eletrônicos. Esses apresentam problemas emocionais, familiares, sociais, econômicos e profissionais, uma vez que toda sua atenção está voltada, compulsivamente, para esses tipos de jogos.

Segundo uma pesquisa divulgada no início de novembro pela Lenstore, empresa que comercializa lentes de contato no Reino Unido, as crianças brasileiras estão entre as mais viciadas em tecnologia do mundo, aparecendo em terceiro lugar no ranking liderado pelos Emirados Árabes Unidos. 

Atletas compulsivo – Viciados em esportes radicais, que desprendem muita adrenalina, fissurados por riscos e perigos com práticas intensas nesses esportes desenvolvem um padrão de atividade tão intenso que subordinam muitas outras atividades em suas vidas por essas práticas. Se tornam “dependentes de adrenalina” e em perigos impostos por esses esportes. Nesse contexto, há também os portadores de vigorexia, termo aplicado a atletas que abusam de atividades físicas, na busca do corpo ideal, tendo em vista que, para eles, apesar de fortes e musculosos, se sentem fracos e sem músculos.

Sexo compulsivo: são insaciáveis, incontroláveis, não pensam em outra coisa a não ser em sexo e fazem de tudo para se satisfazerem. Esses compulsivos acabam tendo muitos problemas, sobretudo em sendo casados.

Comprador compulsivo – a pessoa precisa comprar para sentir-se bem, mesmo que depois se arrependa. É o caso que me referir acima. Gastam muito, mas sem necessidades reais quanto ao que está comprando. 

Mentiroso compulsivo (mitômano)- É um transtorno grave de personalidade, designada de mitomania, condição em que o paciente possui uma tendência compulsiva e incontrolável pela mentira. Muitos desses enfermos funcionam normalmente, mentindo sem qualquer controle sobre a sua inadequação.

Trabalhador compulsivo – O significado de workaholic é uma palavra de origem inglesa, sua tradução é “viciado em trabalho” ou também “trabalhador compulsivo”. Em geral, o objetivo principal das pessoas portadora desse transtorno é o de obter sucesso profissional à custa de uma necessidade mórbida de manter-se no trabalho. Sente-se seguro e obtém gratificação através da atividade laboral, então permanece trabalhando cada vez mais, deixando de lado a vida pessoal, social e familiar e se dedicando, inteiramente, às atividades laborativas.

Comedores, bebedores e fumantes compulsivos: anorexia, bulimia, alcoolismo e tabagismo, são comportamentos compulsivos altamente frequentes na população geral. São condições que provocam danos severos à saúde física e mental, as quais se caracterizam por disfunções graves nas funções de comer, beber, trabalhar e fumar. 

Os tratamentos recomendados para o tratamento dos transtornos compulsivos são: médico e psicoterápico. Os medicamentos atualmente utilizados para esses tratamentos são altamente eficazes e efetivos, são designados de medicamentos ante compulsivos. Quanto as psicoterapias, a Psicanalise e a Terapia Cognitiva – Comportamental- TCC são as técnicas mais recomendadas para o tratamento desses enfermos. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.