(Divulgação)

COLUNA

Euges Lima
Euges Lima é historiador, professor, bibliófilo, palestrante e ex-presidente do IHGM.
EUGES LIMA

A foto de Ana Jansen

Foi divulgado no Facebook o que seria uma foto original “no formato Carte-de-visite” - típica do século XIX - da poderosa matrona maranhense.

Euges Lima

Atualizada em 02/05/2023 às 23h50
Euges Lima é historiador, professor, bibliófilo, palestrante e ex-presidente do IHGM
Euges Lima é historiador, professor, bibliófilo, palestrante e ex-presidente do IHGM (Ipolítica)

No final de 2018, publiquei na minha página do Facebook uma foto de uma senhora do Séc. XIX, chamada Ana Joaquina, que pertence ao colecionador e livreiro Bruno Berger, residente no Rio de Janeiro. Berger anunciava a venda por mil reais de tal foto na estante virtual como sendo da verdadeira Ana Jansen do Maranhão e desenvolveu uma teoria de que aquela foto tradicional que conhecemos não seria de Ana Jansen, mas de uma outra Ana Joaquina Souza de Silva, poderosa mercadora de escravos angolana, residente em Luanda. 

Eram até interessantes os elementos levantados pelo colecionador e até certo ponto, verossímeis, no entanto, sua tese tinha um problema, ele não conseguia provar sua teoria. Analisando a questão, conclui que Berger estava equivocado em suas hipóteses a respeito da verdadeira face de Ana Jansen. 

O biografo da matrona maranhense, o jornalista, historiador e membro do IHGM, Waldemar Santos, já falecido, autor de "Perfil de Ana Jansen (1986)", publicou nesse livro uma página reproduzida do álbum original de Ana Jansen que pertencia a sua descendente D. Ida Martinha Lima Lobo. Essa foto presente no álbum e publicada por Waldemar não era inédita, já tinha sido publicada pela primeira vez no livro "O Cativeiro (1941)" de Dunshee de Abranches que afirmara na legenda que teria sido tirada pouco antes da morte da poderosa empresária. 

Porém, no livro "Perfil de Ana Jansen", o autor afirma ser a foto do Álbum original de Ana Jansen e a publica inserida na página do próprio álbum, demonstrando assim, sua autenticidade. Santos, teve acesso ao álbum com descendentes diretos da matriarca que no final dos anos de 1970 ainda estavam vivos e que tinha em seu poder muitos objetos que pertenceram a Donana. O autor, afirma ainda que o ano da foto foi 1869, ano do falecimento de Ana. Batendo, portanto, com a indicação de Abranches, "tirada pouco antes de sua morte." Dunshee de Abranches, assim como o autor do Perfil de Ana Jansen, como vimos, parece que foram buscar a foto na mesma fonte, o álbum de família, que estava então em poder de familiares e descendentes de D. Ana Jansen. 

Após essas nossas conclusões acerca da autenticidade da verdadeira face de Ana Jansen, algo inusitado ocorreu em agosto do ano passado. Foi divulgado no Facebook do advogado e historiador, Diogo Gualhardo Neves (https://www.facebook.com/diogo.gualhardoneves), o que seria uma foto original “no formato Carte-de-visite” - típica do século XIX - da poderosa matrona maranhense.

No texto da postagem não foi divulgado o proprietário ou a origem da foto ou maiores informações sobre como foi seu achado e aquisição. Porém, percebeu-se claramente que a fotografia era original e autêntica. No verso, estava identificada: “D. Ana Joaquina Jansen Pereira” e datada de 1865, em tinta ferruginosa e grafia, próprias do período oitocentista (sec. XIX). Ao contrário da foto de Berger, a identificação no verso da fato, divulgada por Gualhardo, constava o nome completo de Donana, não deixando pairar nenhuma dúvida a esse respeito. 

Como foi dito anteriormente, a imagem conhecida de Ana Jansen vem de uma fotografia reproduzida pela primeira vez no livro "O Cativeiro" de Dunshee de Abranches, provavelmente de seu álbum familiar. A partir daí, essa fotografia foi reproduzida sucessivamente em outros livros, escritos sobre ela, a exemplo de "A Rainha do Maranhão (1965)" de Jerônimo de Viveiros - Primeira biografia de Ana Jansen; “Ana Jansen: a Rainha do Maranhão (1989) ”, coletânea organizada por Jomar Moraes, entre outros.

A fotografia original encontrada recentemente a que nos referimos, tem muita semelhança com a já publicamente conhecida, praticamente idêntica, inclusive, percebe-se que a pose, a indumentária, os adereços da modelo, no caso, Ana Jansen, são os mesmos da anterior, passando a assim, a impressão de ter sido feita a partir de uma mesma matriz e num mesmo período e momento. 

Outro aspecto importante que a foto descoberta traz é o ano, 1865, algo que não se sabia com exatidão até então, permitindo assim precisar o ano que a foto foi feita e a idade de Ana Jansen à época com 67 anos, quatro anos antes de morrer em 1869, aos 70 ou 71 anos. Sendo assim, devido ser uma fotografia original, se for bem analisada e estudada, pode trazer sutis detalhes da real imagem de Dona Ana Jansen.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.