Cerimônia

Iracema Vale toma posse como governadora em exercício do Maranhão

Solenidade ocorreu no Palácio dos Leões, com a presença de autoridades dos Três Poderes.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 14/02/2023 às 16h12
Iracema concedeu entrevista coletiva após a cerimônia
Iracema concedeu entrevista coletiva após a cerimônia (Reprodução/Twitter)

SÃO LUÍS - A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Iracema Vale (PSB), tomou posse nesta terça-feira (14) como governadora interina do Maranhão.

Ela fica no cargo até sábado (18), quando retornam de agendas no exterior o governador, Carlos Brandão (PSB), e o vice-governador, Felipe Camarão (PT). O socialista vai a Paris, na França, e Lisboa, em Portugal, onde tratará, respectivamente, da inclusão, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses na lista de lugares declarados Patrimônio Natural da Humanidade; e da instalação de uma unidade de uma rede hoteleira portuguesa no Centro Histórico de São Luís.

Já Camarão tratará, nos Açores e em Cabo Verde, da implantação de um voo comercial direto do arquipélago português para a capital maranhense.

Segunda mulher da história a governar o Maranhão - antes, apenas Roseana Sarney (MDB), hoje deputada federal, havia ocupado o mais alto cargo do Executivo estadual -, e a presidente de Assembleia que menos tempo levou até precisar substituir interinamente um governador maranhense, Iracema destacou os “recordes” que bateu desde que se candidatou a deputada estadual, em 2022.

“Muitas surpresas e emoções têm acontecido na minha vida nos últimos dias. muitas barreiras foram rompidas, muitos recordes alcançados. Lá no comecinho da minha campanha para deputada estadual, eu não imaginei ser a deputada mais votada da história do Maranhão, também não imaginava ser eleita para a presidência da Assembleia Legislativa, mas sou uma mulher que não foge de desafios, muito pelo contrário, eles me motivam. As oportunidades de servir ao meu estado, ao meu povo, me inspiram. Estamos fazendo história de muitas maneiras: eu sou a primeira mulher a assumir o comando da Assembleia em 188 anos, e agora sou a segunda mulher a assumir o governo do meu Estado", destacou.

Para ela, "mesmo que por poucos dias", a posse à frente do Executivo "é um marco importante para todas nós, mulheres, que almejamos ter nossos espaços conquistados.

“Minha caminhada política já tem trinta anos, e muito do que me trouxe até aqui foi a confiança. Tenho muito orgulho de ser conhecida pelos meus eleitores, apoiadores e parceiros de trabalho como uma mulher que vale a confiança. Tenho muito respeito por esse sentimento, é a base de tudo para mim. Contar com a confiança de tantos, é uma honra, é um privilégio que valorizo e só posso almejar ser merecedora disso”, completou.

Boas vindas - Antes da governadora em exercício, discursaram dois secretários de Estado: Luzia Waquim, que atualmente acumula a chefia de Cerimonial e a Secretaria de Governo; e Sebastião Madeira, atual chefe da Casa Civil e interino da Secretaria de Comunicação. Ambos desejaram boas vindas a Vale e pontuaram que ela terá da equipe de governo o mesmo empenho dispensado ao governador Carlos Brandão.

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, também participou da solenidade. Ele lembrou o período de pouco mais de 30 dias que passou no comando do Executivo, em 2022, e desejou sorte e êxito à governadora em exercício.

Para o magistrado o ato solene é a comprovação de que as instituições estão em perfeito funcionamento.

“Quando a gente vê esse momento solene, a ordem sucessória se concretizando, a gente tem muita alegria porque percebe, também, governadora, que as instituições do Maranhão estão funcionando”, comentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.