Projeto

Debate sobre linguagem neutra em RO foi evitado no Maranhão com veto

Veto do governador ocorreu com os mesmo argumentos do STF em caso de Rondônia.

Gilberto Léda/ipolítica

- Atualizada em 11/02/2023 às 11h53
Projeto maranhense era de autoria de Mical Damasceno
Projeto maranhense era de autoria de Mical Damasceno (Mical Damasceno)

SÃO LUÍS - O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, nesta sexta-feira (10), a inconstitucionalidade de uma lei do Estado de Rondônia que proibia a linguagem neutra (ou não-binária) em instituições de ensino e editais de concursos públicos. A Corte entendeu que a norma viola a competência legislativa da União para editar normas gerais sobre diretrizes e bases da educação. Esse entendimento não diz respeito ao conteúdo da norma, limitando-se à análise sobre a competência para editar lei sobre a matéria.

O tema era discutido na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7019, em julgamento na sessão virtual do Plenário. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) sustentou, entre outros pontos, que a Lei estadual 5.123/2021, a pretexto da defesa do aprendizado da língua portuguesa de acordo com a norma culta e as orientações legais de ensino, apresenta preconceitos e intolerâncias incompatíveis com a ordem democrática e com valores humanos. A lei já estava suspensa desde novembro de 2021 por liminar deferida pelo relator, ministro Edson Fachin.

No Maranhão, caso parecido nem sequer precisou ser levado ao Judiciário porque o governador Carlos Brandão (PSB) decidiu vetar projeto de lei aprovado em dezembro pela Assembleia Legislativa que também proibia o uso da linguagem neutra ou do dialeto não binário em escolas do Maranhão.

A proposta era de autoria da deputada estadual Mical Damasceno (PSD), uma das representantes do bolsonarismo no estado.

Segundo o texto aprovado, o objetivo era estabelecer “medidas protetivas ao direito dos estudantes do Maranhão ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com a norma culta oficial e orientações legais de ensino”.

O PL previa, ainda, que as secretarias responsáveis pelo ensino básico e superior do Estado do Maranhão deveriam empreender todos os meios necessários para a valorização da língua portuguesa culta em suas políticas educacionais, “fomentando iniciativas de defesa aos estudantes na aplicação de qualquer aprendizado destoante das normas e orientações legais de ensino”.

Em seu veto, Brandão apontou exatamente o mesmo argumento do STF para barrar a norma de Rondônia. “É fácil reconhecer que a norma impugnada, ao proibir determinado uso da linguagem, atenta contra as normas editadas pela União, no legítimo exercício de sua competência privativa, já que, a pretexto de valorizar a norma culta, ela acaba por proibir uma forma de expressão. O projeto de lei é, portanto, formalmente inconstitucional”, pontuou.

Polêmica - O projeto de Damasceno foi aprovado após polêmica na Assembleia. Inicialmente barrada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, a matéria só pode ser votada após uma campanha da parlamentar pela derrubada do parecer do colegiado.

Ao comentar o assunto, ela disse ser “absurda” a “tentativa de mudar a forma da linguagem brasileira”. “Chega a ser absurdo vermos essa tentativa de mudar a forma da linguagem brasileira, em razão de querer agradar uma minoria. Não existe “TODES” ou quaisquer outras palavras de linguagem neutra ou dialeto não binário, a norma culta do português precisa ser respeitada, assim como todo brasileiro, acadêmico e instituições que trabalham duro com linguagem e cuidam do aprendizado nacional”, defendeu a parlamentar, ainda em maio, apresentar a proposta.

Sem imposição - Apesar de haver votado contra a norma de Rondônia, o ministro Nunes Marques fez um destaque: o magistrado acrescentou que qualquer tentativa de impor mudanças ao idioma por meio de lei será ineficaz.

Para ele, são inconstitucionais tanto as leis estaduais que proíbam o uso de determinada modalidade da língua portuguesa quanto as que as impõem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.