(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Câmara de São Luís retoma atividades e AL define comissões na próxima semana

Expectativa na retomada dos trabalhos no legislativo municipal é com a possível ausência do prefeito Eduardo Braide na solenidade de reabertura dos trabalhos.

Ipolítica

Atualizada em 02/05/2023 às 23h58
Eduardo Braide participou, ao lado de Paulo Victor, em primeira sessão da Assembleia Legislativa
Eduardo Braide participou, ao lado de Paulo Victor, em primeira sessão da Assembleia Legislativa (Reprodução/redes sociais)

SÃO LUÍS - A próxima semana nos legislativos estadual e de São Luís os trabalhos começarão efetivamente. No caso da Assembleia Legislativa, será a primeira sessão já com o diário da Casa com proposições para serem encaminhadas pelos deputados.

Na Câmara Municipal os trabalhos recomeçarão na segunda-feira, 6. A expectativa é sobre a ida do prefeito Eduardo Braide (PSD) a sessão de volta das atividades. No último ano, o gestor não foi a sessão de abertura do ano. Ele deixou a missão para a vice-prefeita, Esmênia Miranda.

E a expectativa é de que o prefeito não compareça a sessão. A relação de Braide com os vereadores pouco avançou desde a aprovação do orçamento municipal para 2023 já em janeiro deste ano.

Mas se ele comparecer, qual deverá ser o tom da mensagem dele para os parlamentares? União? Harmonia entre os poderes?

Maior parte dos vereadores não acredita no comparecimento de Eduardo Braide. “Ainda há muita insatisfação com o prefeito” disseram à coluna alguns parlamentares.

Já na Assembleia Legislativa o clima vem sendo de tranquilidade. Os esforços para a próxima semana é a formação das comissões permanentes da Casa. A de Constituição e Justiça (CCJ), claro, é sempre a mais cobiçada.

Pelo que vem sendo conversado, para presidir a CCJ o nome mais cotado é o de Carlos Lula (PSB). Além da qualidade técnica do deputado - que já exerceu a função de consultor legislativo da comissão antes de entrar na vida política - o espaço seria uma espécie de “prêmio de consolação” por ele ter sido rifado na mesa diretora da Assembleia. Seria um prêmio de alto padrão, na verdade.

As conversas estão acontecendo e a previsão é de que até a próxima semana tudo esteja já completo.

Humildade

Se parte dos veredores acredita na ausência de Eduardo Braide na sessão da próxima segunda, outra parte analisa que o melhor para o prefeito é ele mesmo ler a mensagem do Poder Executivo no parlamento.

“Precisa demonstrar humildade”, dizem alguns parlamentares. Outros afirmam que a relação é difícil demais até porque, neste momento, o gestor nem líder na Casa tem.

Para além disto, Braide precisa melhorar a relação com a Câmara Municipal para assim avançar em pautas importantes para São Luís e que irão gerar dividendos políticos para ele como é o caso da aprovação do Plano Diretor.

Destaque

Os deputados maranhenses na Câmara dos Deputados estão em destaque em Brasília. O neo petista, Rubens Júnior, conseguiu ficar a vice-liderança do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Casa.

Além dele, o deputado Duarte Júnior (PSB) ficou como vice-líder de seu partido na Câmara. 

São posições que possibilitam os parlamentares a participarem de diálogos importantes e muitas vezes decisivos em matérias de destaque na Casa.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.