Eleição da mesa chegando e chapa de Iracema Vale ainda indefinida
O fim de semana foi de almoços, ligações, muitas mensagens e conflitos entre governistas ligados a Brandão e deputados "de Flávio Dino".
SÃO LUÍS - Faltando três dias para a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa e a chapa de Iracema Vale (PSB) ainda não foi fechada. Conflitos internos por acordos não cumpridos têm dificultado as articulações no grupo governista.
Duas vagas na mesa e mais a Secretaria de Representação Insituticional do Maranhão em Brasília são o motivo aparente do conflito interno no grupo do governador Carlos Brandão. Este grupo, por sinal, está a cada dia mais dividido.
Os governistas mais ligados a Brandão decidiram avançar nos cargos da mesa diretora com o objetivo de isolar os aliados ligados ao ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB).
Pelo acordo firmado para a desistência de Othelino Neto (PCdoB) de concorrer a presidência da Assembleia, ficou acertado que o primeiro vice-presidente seria do PCdoB e a segunda secretaria ficaria com o PSB com a indicação já definida do nome do deputado eleito Carlos Lula. O PCdoB, como já se sabia, escolheu Rodrigo Lago para ser o vice-presidente da Casa.
O problema é que os governistas ligados a Brandão não querem entregar o prometido - que tem ainda a secretaria em Brasília para Othelino Neto.
Ana do Gás (PCdoB), que desde o início das conversas sobre eleição da mesa diretora, vinha demonstrando postura oposta ao que definia seu partido, quer a vaga de Rodrigo Lago e radicalizou lançando uma candidatura avulsa.
O PSB tem outros nomes que podem deixar Carlos Lula de lado. E a demora na divulgação do primeiro escalão de Carlos Brandão tem deixado os aliados de Dino descontentes e preocupados com a possibilidade de esvaziamento total do deputado Othelino.
Assim, para os dinistas, está cada dia mais claro que a intenção é o afastamento de Brandão de Flávio Dino o que, politicamente, vai gerar um cenário difícil para o grupo com consequências na administração estadual e também na disputa eleitoral de 2024.
Mas isto parece não preocupar Brandão e todos os seus aliados.
Vingança
O grupo de deputados mais ligados a Flávio Dino se questionam porque a ação dos brandonistas em tentar isolar o ministro de Justiça e seus aliados.
Alguns chegam a arriscar e dizer que tudo não passa de vingança. Outros acreditam que a sede de poder deixou muitos desnorteados.
O fato é que o caminho do grupo Brandão/Dino é para o rompimento. O que ainda segura é a disputa eleitoral de 2026.
Não sai
Sobre a sucessão em 2026, Carlos Brandão tem dito que pode não deixar o governo para disputar o Senado.
Isto tem sido tido em reuniões com aliados de Flávio Dino. E o objetivo da fala é mostrar que o projeto traçado pelo ministro da Justiça pode não se concretizar.
Que projeto é este? De o vice-governador, Felipe Camarão, sentar na principal cadeira do Palácio dos Leões e comandar a sua reeleição.
Reunião para definições
Para resolver a questão da chapa para a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa, a deputada Iracema Vale (PSB) vai se reunir nesta segunda-feira, 30, com o governador Carlos Bandão.
Houve um almoço no sábado, 28, entre os deputados e o diálogo não avançou. No domingo foi um dia de muitas ligações e trocas de mensagens, mas não não houve avanços para definições.
Todos agora esperam o fim da reunião entre Brandão e Iracema para saber como fica a chapa para a eleição da quarta-feira, 1º.
Saiba Mais
- Para governistas, é arriscado deixar oposição grande na Assembleia
- Chapa de Iracema pronta para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa
- Nova tentativa de atingir Josimar, Bolsonaro mexe em segmento do PL no MA
- Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE
- Camarão tenta reaproximação com Palácio para garantir acordo de 2026
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.