Diálogo

Braide e Câmara têm gesto de reaproximação

Vereadores aprovaram texto da forma integral que foi enviado pela Prefeitura

Ipolítica

Eduardo Braide conseguiu a aprovação do orçamento no formato original proposto à Cãmara
Eduardo Braide conseguiu a aprovação do orçamento no formato original proposto à Cãmara (Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Depois de aprovado o Orçamento 2023 de São Luís na Câmara Municipal, o prefeito Eduardo Braide (PSD) cumprimentou vereadores em gesto que passa a impressão de consolidação de uma reaproximação entre o Executivo e o Legislativo da capital.

"Cumprimento a todos os vereadores e vereadoras de São Luís, pela aprovação unânime do orçamento de 2023 do Município. O nosso trabalho seguirá firme por uma cidade cada vez melhor para os ludovicenses”, publicou em rede social.

A votação do Orçamento 2023, que estima receitas de R$ 4,3 bilhões, foi aprovado em primeiro e segundo turnos em sessões extraordinárias de terça-feira e quarta-feira, respectivamente. 

Impasse

A Câmara e a Prefeitura alimentavam uma crise institucional desde o ano passado, por isso a matéria não foi aprovada em 2022, quando deveria ter acontecido regularmente.

Na quinta-feira da semana passada o prefeito Eduardo Braide então, convidou vereadores da nova Mesa Diretora para um diálogo na Prefeitura.

Na conversa, ele tratou sobre a necessidade de aprovação do Orçamento.

Somente depois desse gesto, foi que os vereadores apreciaram a pauta.

Gesto

Se por um lado, o prefeito havia sinalizado reaproximação com o Legislativo Municipal ao convocar reunião com parlamentares, do outro os vereadores também sinalizaram trégua, ao aprovarem o texto na forma original que havia sido proposto pelo Executivo.

Todas as emendas discutidas na Comissão de Orçamento foram rejeitadas e o projeto foi aprovado de forma unânime. 

Apesar de críticas de alguns vereadores na ocasião da votação do orçamento, a exemplo de Marquinhos Silva e Jhonatan Soares, Braide obtêve êxito na articulação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.