2º mandato

Carlos Brandão exalta governo de unidade em cerimônia de recondução

Governador falou que gestão será marcada por diálogo e gestão a milhares de pessoas participaram do ato na Praça Dom Pedro II em São Luís

José Linhares Jr/Ipolítica

Atualizada em 06/01/2023 às 20h38
O governador Carlos Brandão e vice, Felipe Camarão, foram bastante aplaudidos durante o evento.
O governador Carlos Brandão e vice, Felipe Camarão, foram bastante aplaudidos durante o evento.

SÃO LUÍS - Milhares de pessoas participaram da cerimônia que marcou o início do segundo mandato do governador Carlos Brandão na Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de São Luís. Acompanhado da primeira-dama, Larissa Brandão, do vice-governador Felipe Camarão e de sua esposa, Taynah Camarão, o governador reforçou o discurso na cerimônia da posse e afirmou que pretende fazer um governo de unidade.

Segundo estimativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, mais de 20 mil pessoas acompanharam a cerimônia de recondução ao cargo do governador Carlos Brandão nesta sexta-feira (06). A ocasião também foi marcada pelo “Show da Gratidão ao povo do Maranhão”, que contou com apresentações de Boi de Maracanã, Alcione, Quarteto Instrumental, Fernando de Carvalho, Ribinha de Maracanã, Companhia Barrica, Erickson Andrade, Boi de Santa Fé, Neguinho da Beija-Flor e Fuega. 

Faixa foi entregue ao governador por estudantes da rede estadual.
Faixa foi entregue ao governador por estudantes da rede estadual.

A faixa foi entregue ao governador em ato simbólico pelos estudantes Evelyn Cristine e Enzo Martins, que representaram todos os alunos da rede pública estadual. 

Coletiva

Marcada para ter início às 16h40, a cerimônia aconteceu com atraso de quase uma hora com uma coletiva à imprensa. No início da entrevista, o governador ressaltou a reunião que deve participar com outros governadores com o presidente Lula, prevista para o próximo dia 27 de janeiro. “Estamos trabalhando na elaboração de três projetos que serão prioritários para nossa gestão para os próximos quatro anos”. Apesar de enaltecer a importância das ações, Brandão não deu detalhes sobre os projetos. 

O governador ressaltou a importância dos ministros maranhenses que participam do governo Lula na criação de vínculos com a administração federal. Brandão fez questão de frisar a importância do ex-governador e atual ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB).

Além de demonstrar entusiasmo em relação ao novo governo federal, Carlos Brandão ainda enalteceu a figura do vice-presidente, Geraldo Alckmin. “O presidente Lula é mais acessível às nossas demandas e eu tenho certeza de que, junto com o Geraldo Alckmin, que é do nosso partido o PSB, irá manter um bom diálogo com a gente”, disse.

Sobre a gestão política na próxima gestão, o governador afirmou que trabalha “Trabalhei arduamente para ter um grupo unificado. Pacificamos a FAMEM, pacificamos a Assembleia e agora estamos prontos para fazer um governo de composição e gestão”, disse. 

Questionado sobre a cultura no estado, Carlos Brandão lembrou de seus feitos no ano passado e prometeu mais para o ano que vem. “Fizemos o melhor São João e o melhor Natal. E já estamos nos preparando para fazer o melhor carnaval”. 

Personalidades

Entre as personalidades que compareceram ao evento, as presenças maios marcantes foram do ex-presidente José Sarney e da deputada federal eleita, e ex-governadora, Roseana Sarney. A chegada de José Sarney ao Palácio dos Leões foi saudada por todos os presentes. O ex-presidente foi cumprimentado por todos os convidados de honra da cerimônia.

O ex-presidente José Sarney e a deputada eleita, Roseana Sarney, tiveram presença bastante festejada pelos presentes. (Foto: Divulgação)
O ex-presidente José Sarney e a deputada eleita, Roseana Sarney, tiveram presença bastante festejada pelos presentes. (Foto: Divulgação)

Também marcaram presença no evento o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Marcelo Tavares; o procurador-geral do estado, Eduardo Nicolau; o desembargador vice-presidente e corregedor regional do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, Gerson de Oliveira Costa Filho; e o presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, Caio Saraiva.

Dezenas de deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, secretários de estado, membros de administrações municipais e representantes da sociedade civil organizada.  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.