Eleição da Mesa

Brandão diz que decisão sobre Assembleia pode sair “em poucas horas"

Governador do Maranhão comentou assunto ao participar da cerimônia de diplomação.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 18/12/2022 às 09h34
Brandão acredita em solução rápida para impasse
Brandão acredita em solução rápida para impasse (Matheus Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), declarou neste sábado (17), em entrevista coletiva durante a solenidade de diplomação dos eleitos em 2022 promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que uma solução para o debate sobre a presidência da Assembleia Legislativa pode ser apresentada "em poucas horas”.

Seguem na disputa o atual presidente, Othelino Neto (PCdoB), e a deputada estadual eleita Iracema Vale (PSB). A socialista tem a preferência do Palácio dos Leões.

“Em breve nós vamos anunciar uma saída e todos serão contemplados. Essa data ainda não está prevista porque, vocês sabem, são diálogos, a gente não pode demarcar áreas, mas acredito que em poucas horas a gente vai solucionar esse problema, que eu já não digo nem problema, eu digo esse debate”, destacou.

Leia mais:
Iracema diz que “está marcando para conversar” com Othelino
Flávio Dino diz que cabe a Othelino conduzir processo de eleição

Brandão admitiu divergências nas conversas, mas disse que segue dialogando com lideranças do seu grupo.

“Nós estamos dialogando, conversando, como é o meu perfil. Há divergências, é natural, isso é do parlamento, isso é comum, mas estamos avançando bastante e, se Deus quiser, vamos encontrar um caminho para pacificar e unir. Até porque nós temos a grande maioria dos deputados e deputadas que estavam no nosso projeto, e continuam no nosso projeto, que não querem divisão. Da mesma forma que fizemos uma eleição da Famem pacificada, vamos fazer também na Assembleia”, afirmou.

O Imirante apurou  durante a cerimônia de diplomação dos eleitos que o consenso pode passar por uma desistência de Othelino Neto. O que seria anunciado neste domingo (18), em conjunto com Brandão.

O comunista não tratou especificamente dessa possibilidade, mas admitiu que pode haver unidade tanto em torno do nome dele, quanto do nome da deputada eleita Iracema Vale. E lançou uma tese nova: um terceiro nome para unir as duas alas governistas.

Nas redes sociais, antes do evento, ele negou que tenha desistido da candidatura.

“Nosso objetivo é que haja o consenso, que pode ser melhor para a Casa, mas caso não haja a disputa é algo natural e é da democracia. [O consenso] pode ser no nome da deputada Iracema, tem todas as credenciais, pode ser em torno do meu nome, poder ser uma solução alternativa. Nós vamos continuar, de forma tranquila, discutindo, e tratando esse assunto como um assunto do Legislativo”, comentou.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.