Eleição na Assembleia

Iracema diz que “está marcando para conversar” com Othelino

Deputada do PSB admite "simpatia" do Palácio dos Leões por seu nome.

Gilberto Léda/ipolítica

Iracema Vale conta com o apoio do governador Carlos Brandão
Iracema Vale conta com o apoio do governador Carlos Brandão (Divulgação)

SÃO LUÍS - A deputada estadual Iracema Vale (PSB) afirmou neste sábado (18), ao participar da cerimônia de diplomação de eleitos promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que deve conversar pessoalmente com o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), para construir um acordo sobre a eleição para a presidência da Mesa.

Os dois são candidatos, mas a base aliada ao Palácio dos Leões tem trabalhado para que haja apenas uma candidatura, sem disputa na Casa.

Segundo ela, a escolha do chefe do Legislativo para o biênio 2023/2024 “ainda está longe” e, por ora, o que se pode fazer é dialogar.

“A gente está marcado para conversar. Ainda está tão longe. Ainda tem Natal, ainda tem ano novo, ainda tem a posse do Lula, então, a gente está aguardando o momento certo. Estamos conversando. Eleição se faz com muita conversa, com muito diálogo, ainda mais que a gente tem um grupo forte, um grupo grande. A gente quer que reine a harmonia na Assembleia Legislativa, entre os nosso colegas, e a gente está sempre buscando é esse caminho, o do entendimento”, declarou.

Vale ressaltou que, se depender dela, haverá um consenso. "A gente está trabalhando, tentando um consenso, tentando unificar. O nosso grupo é grande, é forte, e a gente está buscando a unidade. Se depender de mim, encontraremos [o consenso]”, completou.

A deputada do PSB confirmou que “goza da simpatia, do incentivo” do governador Carlos Brandão, mas destacou que os votos serão dados por deputados, não pelo chefe do Executivo, e que, por isso, tem conversado mais com os colegas parlamentares.

“A gente goza da simpatia, do incentivo do governador [Carlos Brandão], mas ele não vota na Assembleia, quem vota são os deputados. Agora, é importante ter essa harmonia entre os Poderes. A gente vai buscar essa harmonia, se Deus quiser, com o Executivo, porém, a gente está conversando mesmo é com os nossos deputados”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.