Presidência

Flávio Dino diz que cabe a Othelino conduzir processo de eleição na Assembleia

Senador eleito e futuro ministro da Justiça de Lula reiterou que prefere um consenso.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 18/12/2022 às 00h00
Dino afirmou que tem "idêntico respeito" por Othelino e Iracema
Dino afirmou que tem "idêntico respeito" por Othelino e Iracema (Matheus Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O senador eleito e futuro ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Dino (PSB), comentou neste sábado (17), mais uma vez, o debate que ocorre na base do governo Carlos Brandão (PSB) sobre a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa.

Ele já havia tratado do assunto na sexta-feira (16), em entrevista exclusiva ao Imirante, quando endossou a defesa da tese de uma candidatura de consenso na Casa.

Hoje, ao participar da cerimônia de diplomação dos eleitos promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), o socialista reiterou sua ideia de que a unidade será o melhor para o grupo, mas deu uma espécie de recado: para ele, quem deve conduzir o processo é o atual presidente do Legislativo, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB).

"O atual chefe do Poder Legislativo é o deputado Othelino Neto e cabe a ele, sem dúvida, a condução desse processo. O que eu posso dizer é que eu, como militante político do nosso estado, estou atento, acompanhando a busca de entendimento e, claro, que a minha referência principal é aquilo que o atual presidente diz, porque, é claro que eu, como senador, o governador Brandão, outros líderes políticos, podem opinar, mas a decisão é autônoma do Poder Legislativo. Então, eu acredito que com prudência, com calma, com espírito democrático, tudo se ajeita”, afirmou.

Questionado sobre se tem alguma preferência entre Othelino - que foi seu articulador político na campanha eleitoral - e a candidata do Palácio dos Leões, deputada Iracema Vale (PSB) - sua colega de partido -, Dino declarou que tem “coração grande”  e, por isso, “idêntico respeito" pelos dois.

“O meu coração é grande e, por ser grande, tenho idêntico respeito tanto pelo deputado Othelino Neto, que hoje chefia o Poder Legislativo, quanto pela queridíssima deputada Iracema, por isso eu torço para que seja possível, mediante essa coordenação do presidente Othelino, com o governador Brandão, com os deputados, chegar a uma boa decisão, é o que me cabe”, pontuou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.