Suplente

Ida de Flávio Dino a ministério garante Ana Paula no Senado

Vice-prefeita da cidade de Pinheiro foi eleita primeira suplente de senadora e ocupará vaga de Flávio Dino.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Ana Paula Lobato assumirá mandato de senadora em 2023
Ana Paula Lobato assumirá mandato de senadora em 2023 (Reprodução)

SÃO LUÍS - A ida já confirmada do ex-governador Flávio Dino (PSB) para o Ministério da Justiça assegura a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PSB), eleita primeira suplente, no Senado Federal a partir de fevereiro de 2023.

Ana Paula é esposa do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB) e atuará pela primeira vez no Congresso Nacional.

Protocolo

Antes disso ocorrer, contudo, será necessário cumprir um processo burocrático. Ana Paula terá de renunciar ao cargo de vice-prefeita de Pinheiro.

Depois disso, terá ser diplomada pela Justiça Eleitoral ao lado de Dino.

Leia também: Maranhão terá a maior bancada feminina da história no Congresso Nacional

Flávio Dino, por sua vez, obrigatoriamente terá de assumir o mandato de senador em fevereiro, e logo depois solicitar licença à Mesa Diretora, para poder seguir no primeiro escalão governo Lula.

Somente depois do afastamento de Dino do mandato, é que Ana Paula Lobato poderá assumir o posto em Brasília.

Articulação

Ana Paula foi convidada por Flávio para compor chapa na condição de primeira suplente, depois de Othelino Neto ter deixado o grupo do então candidato Weverton Rocha (PDT) e declarado apoio à reeleição do governador Carlos Brandão (PSB).

A expectativa é de que ela exerça mandato por pelo menos 4 anos, uma vez que Dino foi apresentado por Lula como uma de suas principais peças para a construção do atual Governo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.