Bancada

Ana Paula Lobato assume mandato no Senado após licença de Flávio Dino

Ana Paula permanecerá no mandato durante o período em que Flávio Dino estiver no Ministério da Justiça.

Ronaldo Rocha / Ipolítica, com informações do Senado

Atualizada em 03/02/2023 às 08h56
Ana Paula Lobato [ao centro] foi empossada senadora da República nesta quinta-feira
Ana Paula Lobato [ao centro] foi empossada senadora da República nesta quinta-feira (Roque de Sá/Agência Senado)

BRASÍLIA - A maranhense Ana Paula Lobato (PSB), 1ª suplente de senadora, tomou posse na tarde de ontem [2] no Senado Federal. Ela assumiu a cadeira do ex-governador Flávio Dino (PSB) que está no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Lula.

Além de Ana Paula, assumiram também mandatos na tarde desta quinta-feira os suplentes Fernando Farias (MDB-AL) e Augusta Brito (PT-CE).

Fernando assumiu a vaga de Renan Filho (MDB-AL), novo ministro dos Transportes. Já Augusta Brito Camilo ficou no lugar de Santana (PT-CE), que está no Ministério da Educação.

A cerimônia da posse de Ana Paula Lobato e dos outros dois suplentes ocorreu na presidência do Senado e foi conduzida por Rodrigo Pacheco. Alguns aliados políticos e familiares da senadora participaram do ato, dentre eles, o esposo, deputado estadual Othelino Neto e os filhos do casal. 

Leia também: Maranhão terá a maior bancada feminina do Senado

Logo após ter sido empossada, Ana Paula Lobato afirmou que pretende dedicar o mandato a causas ligadas às mulheres, à saúde e à educação. 

“Com a benção de Deus, assumi hoje o cargo de senadora da República. Fico feliz e honrada com esta nova missão. Com postura democrata e em sintonia com o Governo Federal continuarei trabalhando por mais dignidade e oportunidade àqueles que mais precisam. Trazer melhorias para a saúde pública do nosso estado estará entre minhas prioridades. Mas, seguirei atenta a outros importantes temas para o Brasil e o Maranhão, viabilizando recursos federais, também, para outras áreas essenciais”, escreveu a senadora em seu perfil no instagram.

Biografia

Ana Paula Dias Lobato Nova Alves, tem 37 anos de idade e é a mais jovem senadora da Casa. Ela é enfermeira e empresária do ramo de aluguel de equipamentos e máquinas para construção.

Foi vice-prefeita de Pinheiro, município da Baixada Maranhense onde passou sua infância e adolescência. Em janeiro do ano passado, ela chegou a assumir a Prefeitura durante o afastamento de Luciano Genésio por determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Ela preside o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão, associação filantrópica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.