Na disputa

Iracema Vale confirma candidatura à Presidência da Assembleia

Deputada eleita para um primeiro mandato em outubro deste ano, quer o comando do Poder Legislativo a partir de 2023; Othelino Neto é concorrente.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Atualizada em 08/12/2022 às 09h07
Iracema Vale foi eleita deputada estadual em outubro deste ano
Iracema Vale foi eleita deputada estadual em outubro deste ano (Zeca Soares / Rádio Mirante AM)

SÃO LUÍS - Eleita deputada estadual pelo PSB, Iaracema Vale anunciou candidatura à presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. 

A eleição para o comando do Legislativo ocorrerá no dia 1º de fevereiro de 2023, na ocasião em que os 42 deputados eleitos em outubro assumem mandato na Casa.

A posição de Iracema ocorre no momento em que o atual presidente da Assembleia, Othelino Neto (PCdoB), acabou fortalecido por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que assegura ao comunista a prerrogativa de disputar a reeleição para a próxima legislatura

Iracema, segundo fontes do Palácio dos Leões, conta com o apoio do governador Carlos Brandão (PSB) e do vice-governador Felipe Camarão (PT) e atuará como adversária direta de Othelino no pleito. 

Leia também: Aliados aguardam direcionamento de Brandão sobre disputa na Assembleia Legislativa

História

Iracema tem como meta fazer história no Legislativo maranhense e se tornar a primeira mulher presidente da Assembleia. 

“As mulheres estão cada vez mais demonstrando sua força e excelência na política. As últimas eleições mostraram isso, somos 12 mulheres eleitas para a Assembleia. Um número que já aponta para uma mudança, mas que ainda precisa crescer. Podemos avançar mais, conquistar o nosso espaço e mostrar o nosso trabalho. Sou uma política empreendedora, que valorizo a confiança dos meus eleitores e que sei trabalhar em grupo. Seria uma grande honra ser escolhida para representar os deputados e deputadas nesta próxima legislatura”, disse.

Articulada, Iracema tem conversado com deputados eleitos e também defende uma participação mais expressiva de mulheres em outros cargos da Mesa Diretora e nas comissões técnicas da Casa. 

Nas duas últimas semanas de janeiro, a disputa entre ela e Othelino deve ganhar maior intensidade nos bastidores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.