(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Eleição da AL: aliados aguardam direcionamento de Brandão

Governador não tem dito nada a aliados sobre posicinamento na eleição da mesa diretora da Assembleia; governistas analisam que ele aguarda definição de futuro de Dino no governo Lula.

Ipolítica

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Eleição para esa diretora da Assembleia Legislativa acontece dia 1º de fevereiro
Eleição para esa diretora da Assembleia Legislativa acontece dia 1º de fevereiro (Assembleia Legislativa MA)

SÃO LUÍS - Deputados governistas andam perdidos na eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Muitos parlamentares ainda esperam o posicionamento vindo do Palácio dos Leões. O governador Carlos Brandão (PSB), no entanto, nada tem falado a respeito ainda.

Aliados do governador analisam que ele aguarda a confirmação do nome de Flávio Dino (PSB), senador eleito, para compor a equipe de governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ideia é saber se como ministro quais os espaços que Dino poderá garantir aos aliados. Ou como senador, quais poderão ser colocados no guarda-chuva do socialista.

Se ministro, Dino já cumprirá um dos acordos que é garantir o mantado para a esposa do deputado Othelino Neto (PCdoB), Ana Paula Lobato. Se assim ocorrer, Brandão já teria como trabalhar para eleger outro nome para presidente da Assembleia Legislativa. A Othelino, ele poderá dizer que está contemplado com a vaga de senadora para a esposa.

O fato é que Carlos Brandão não quer dá qualquer indicativo de quem poderá receber o apoio do Palácio dos Leões. Enquanto nada ele diz, Othelino Neto vai se movimentando para garantir sua permanência como presidente do legislativo estadual.

Os demais prováveis candidatos como Antônio Pereira (PSB) e Iracema Vale (PSB) aguardam a posição do governador.

Viabilizando

Com a distância do Palácio dos Leões da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa, aliados avaliam que Othelino Neto não recue do projeto de se manter presidente da Casa.

Ele vem costurando apoios e fala a todos os aliados que tem o total aval do senador eleito Flávio Dino.

Othelino quer fechar questão sobre seu nome para presidente ainda neste mês de dezembro deixando para janeiro somente as conversas para composição da mesa diretora.

Greve

O prefeito Eduardo Braide (PSD) - assim como ocorreu nas duas greves de rodoviários na sua gestão - finge não haver problemas no sistema de transporte da capital.

Mesmo com a reclamação dos empresários de não repasse do subsídio às empresas, a Prefeitura afirma que o acordo feito com a Justiça do Trabalho está sendo cumprido.

Mas se está sendo cumprido, porque o atraso salarial dos rodiviários? Por que o prefeito não aciona às empresas se o subsídio vem sido repassado todo mês?

Sem resposta

Eduardo Braide não responde a estas questões assim como nada fala sobre acusações de nepotismo e favorecimento em processos licitatórios em sua gestão.

O prefeito nunca se manifestou também sobre o que dizem os vereadores a respeito da liberação das emendas para a saúde.

Braide ignora os vereadores e ignora também a sociedade fingindo não haver qualquer tipo de problema em sua gestão.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.