SÃO LUÍS - O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que assegura a ele a prerrogativa de disputar a reeleição para a Mesa Diretora da Casa em 2023.
Logo depois de ter sido reeleito deputado estadual no pleito de outubro deste ano, Othelino manifestou interesse em disputar novamente o comando do Poder Legislativo.
A partir dali, contudo, um grupo de deputados começou a sugerir, nos bastidores, que o atual presidente da Assembleia não poderia disputar uma nova eleição de Mesa Direta.
A tese foi derrubada com a decisão do Supremo.
“O STF, por unanimidade, decidiu que as Mesas Diretoras têm direito a uma recondução, independente da legislatura, permitindo aos atuais ocupantes a possibilidade de concorrer no próximo biênio. Preservam-se a harmonia entre os poderes e o respeito aos princípios republicanos”, destacou Othelino.
Decisão
A decisão do STF se deu em Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) que estavam sob relatoria dos ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques, a respeito da possibilidade de nova reeleição dos presidentes de Assembleias Legislativas nos estados.
Foram julgados os casos do Paraná, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pernambuco e Piauí.
De acordo com o que ficou decidido, todos os eleitos a partir de 7 de janeiro de 2021 têm direito a uma reeleição. Mas está vedada nova reeleição, seja numa mesma legislatura, ou numa proxima.
A ADI do Maranhão está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes e deve ser julgada sob o mesmo entendimento.
Saiba Mais
- Iracema anuncia sanção do PCCV dos servidores em festa de confraternização
- PSB também pede ao STF entrada na ação sobre eleição da Mesa da Alema
- Presidente do STF indefere pedido do Solidariedade e garante posse de Iracema
- Orçamento aprovado pela Assembleia garante emendas de quase R$ 11 milhões por deputado
- VÍDEO: veja como foi a sessão da Assembleia desta quinta (19)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.