LIMA - O presidente do Peru, Pedro Castillo, foi preso após tentar aplicar um golpe de estado no país. Castillo fez uma transmissão pública anunciando um golpe e a dissolução do Congresso Nacional. O presidente tentava impedir a votação de um pedido de impeachment que sofreu.
A transmissão de Castilllo foi ignorada pela população e pelo Congresso Nacional que convocou uma sessão de emergência que destituiu o presidente destituído por "permanente incapacidade moral".
A Suprema Corte do Peru classificou a atitude de Castillo como golpe de Estado e determinou que a vice, Dina Boluarte, assuma a Presidência.
"Repudio a decisão de Pedro Castillo de praticar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso. Trata-se de um golpe de Estado, que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana terá que superar com apego estrito à lei", escreveu Boluarte no Twitter.
O Ministério Público do Peru anunciou que vai tomar ações legais após os decretos do presidente do Peru, que mandou fechar o Congresso.
Saiba Mais
- Boneco de Nicolás Maduro é distribuído no Natal venezuelano
- Vice-presidente da Argentina é condenada a prisão por corrupção em obras
- Presidente da França é agredido com tapa no rosto por mulher
- Ucrânia quer forçar guerra entre Rússia e OTAN, diz embaixador
- Inflação anual da Argentina se aproxima de 90%
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.