Orçamento

PEC da Transição deve ser votada na quarta (07) no Senado

Presidente Rodrigo Pacheco pautou projeto que deve ter relator escolhido ainda nesta segunda.

Ipolítica

Rodrigo Pacheco pretende votar PEC ainda nesta semana.
Rodrigo Pacheco pretende votar PEC ainda nesta semana. (Reprodução)

BRASÍLIA - O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), agendou para a quarta-feira (07) a análise da chamada PEC da Transição. O projeto ainda está pendente de deliberação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União Brasil), deve anunciar ainda nesta segunda-feira (05) quem será o relator da PEC. 

O nome mais cotado para a relatar o projeto, que pretende criar gastos com programas sociais do teto estabelecido na Constituição, é próprio Alcolumbre. Outros senadores, como Alexandre Silveira (PSD-MG), também são citados.

Teoricamente a PEC já tem uma sinalização positiva de apoio de partidos que somam 54 parlamentares. O número é maior do que o necessário para a aprovação no Senado, que determina ao menos 49 votos (correspondentes a mais de 3/5 do total de cadeiras). Ao todo, nove partidos já se declararam à favor.

Esses partidos, liderados pelo PT, PSD e PP, têm 36 cadeiras na Casa. Outros dois partidos com bancadas importantes no Senado também já demonstraram apoio à PEC do Estouro: União Brasil, que tem seis senadores, e o MDB, com 12.

O PL, legenda do presidente Jair Bolsonaro, que tem oito senadores, também deve apoiar a PEC.

O PSDB (com seis senadores) também deve apoiar a proposta, mas cobra mudanças no texto que reduzam o montante de despesas fora do teto de gastos.

A PEC tem o objetivo de retirar o Auxílio Brasil do cálculo do teto de gastos, regra fiscal que limita o crescimento das despesas públicas.

O texto da proposta estabelece que os recursos destinados ao benefício social ficarão fora da regra durante 4 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.