Abuso de autoridade

Aluisio Mendes assina CPI para investigar decisões do STF e do TSE

Deputado federal é o terceiro da bancada do Maranhão a apoiar investigação.

Ipolítica

Com assinatura de Aluisio, requerimento já conta com apoio de 168 deputados
Com assinatura de Aluisio, requerimento já conta com apoio de 168 deputados (Wesley Amaral/Câmara dos Deputados)

SÃO LUÍS - O deputado federal Aluisio Mendes (PSC) também já assinou o requerimento do também deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) pedindo a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ele é o terceiro membro da bancada do Maranhão apoiar a abertura de investigações.

Antes dele, já haviam subscrito o documento os deputados Josivaldo JP (PSD) e Pastor Gil (PL). A bancada maranhense na Câmara dos Deputados é formada por 18 membros.

O parlamentar pede a investigação de abusos de autoridade supostamente praticados pelas duas Cortes.

Na final da manhã desta quinta-feira (24) van Hattem já contabilizava as assinaturas de 168 colegas. Ele precisa de 171 para poder protocolar o pedido na Mesa Diretora da Câmara dos 

O requerimento cita três possíveis situações de abuso de autoridade do STF e do TSE: busca e apreensão no endereço de empresários por terem compartilhado mensagens em aplicativos; determinação de bloqueio das contas bancárias de 43 pessoas e empresas suspeitas de financiar atos pós-eleições; e censura a parlamentares, ao economista Marco Cintra, à produtora Brasil Paralelo, à emissora Jovem Pan e ao jornal Gazeta do Povo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.