Política Internacional

Democratas garantem maioria no Senado dos EUA

Resultado da eleição em Nevada assegura vantagem do partido de Joe Biden e representa uma nova derrota para o ex-presidente Donald Trump

Ipolítica

Resultado assegura vantagem de Biden em relação ao partido de Trump no Legislativo Federal
Resultado assegura vantagem de Biden em relação ao partido de Trump no Legislativo Federal (Reprodução)

EUA - O Partido Democrata assegurou a maioria no Senado norte-americano após vitória decisiva no estado do Nevada. Com a vitória, o presidente Joe Biden sai fortalecido. Já o ex-presidente Donald Trump, derrotado por Biden nas eleições de 2020, viu minguar a anunciada "onda republicana" nas eleições legislativas deste ano no país.

As chamadas midterms (eleições que ocorrem na metade do mandato do presidente) aconteceram neste mês de novembro. Com a alta da inflação e a baixa popularidade de Biden, os republicanos esperavam conquistar com certa facilidade o controle das duas casas do Congresso.
Apesar do revés no Senado, o Partido Republicano conquistou a maioria da Câmara dos Representantes (uma espécie de Câmara dos Deputados).

Ao final da apuração, a candidata democrata no estado de Nevada, Catherine Cortez Masto, conseguiu se reeleger e garantir ao partido a 50ª cadeira no Senado, consolidando a maioria para o partido de Biden.

CENÁRIO NACIONAL

Os democratas demonstraram força e conseguiram evitar que membros do Partido Republicano, apoiados pelo ex-presidente Donald Trump, se elegessem para cargos no Legislativo e para os governos de alguns estados.

O ex-presidente Trump esperava uma vitória esmagadora dos republicanos nas midterms para anunciar de maneira triunfante sua candidatura à presidência em 2024.

Trump é uma das principais figuras do partido, mas enfrentará a concorrência de outros nomes que vêm ganhando força entre os conservadores para a disputa pela Casa Branca, como o governador reeleito da Flórida, Ron DeSantis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.