Violência

Advogada fala sobre agressão que sofreu de policial civil: "ele me deu dois tapas"

Redson Menezes Costa, de 49 anos, foi afastado da Polícia Civil.

Imirante, com informações da TV Mirante

Advogada foi agredida por policial civil em Pinheiro.
Advogada foi agredida por policial civil em Pinheiro. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A advogada e professora universitária Betty Maria Matos Aroucha, de 44 anos, relatou à TV Mirante os detalhes da agressão sofrida na noite da última sexta-feira (21), no município de Pinheiro. Um vídeo mostra o policial civil Redson Menezes Costa, de 49 anos, discutindo com ele e, em seguida, ele agride a advogada.

“Ele me deu dois tapas, do nada, e fui levada ao chão. Eu estou lesionada nos braços e cheia de hematomas”, afirmou Betty Aroucha na entrevista.

Leia mais:

Policial civil é afastado após agressão contra advogada em Pinheiro

VÍDEO: Policial civil agride advogada após discussão em Pinheiro

Tudo começou quando Betty Maria e o assessor jurídico José Mariano Muniz Neto voltavam para São Luís, onde moram, e se envolveram em um acidente com danos materiais no Centro de Pinheiro. A vítima teve ferimentos, foi atendida e liberada pelos médicos.

No entanto, um policial civil, que estava em uma bicicleta, abordou Betty, conforme ela conta, e perguntou o que havia acontecido. A advogada ressaltou que, de início, ele não se apresentou como policial civil.

A advogada contou que tentou explicar ao policial que era preciso primeiro prestar socorro à vítima e, ao se identificar como advogada, passou a ser agredida verbalmente.

“Ele me xingava com palavras de baixo calão, como 'palhaça’, ‘advogada de lixo’ e outros piores adjetivos para uma mulher. Então eu senti a minha integridade não só moral, mas também como pessoa humana, afetada, e falei para ele me respeitar. No momento que eu pedi para ele me respeitar já sabendo que ele era um policial, ele começou a ter a misoginia de enfrentamento e de superioridade para usar o poder de polícia, para usar da sua arbitrariedade de abuso de autoridade”, afirmou a advogada. 

Após a agressão, Betty Aroucha registrou um boletim de ocorrência contra Redson Menezes, pelos crimes de abuso de autoridade, injúria e lesão corporal praticada contra a mulher, por razões da condição do sexo feminino.

O policial civil foi afastado das funções após a agressão contra uma advogada no município de Pinheiro. A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) se manifestou por meio de nota e disse que está adotando todas as medidas cabíveis sobre os fatos. Leia na íntegra:

"A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informa que está adotando todas as medidas apuratórias cabíveis, acerca dos fatos envolvendo um servidor da instituição, em folga, e uma advogada, ocorrido na sexta-feira (21) na cidade de Pinheiro.

A PC-MA esclarece que, mesmo estando de folga, faz parte da conduta do policial civil fazer a intervenção de um fato, isso inclui coletar dados preliminares, prestar os primeiros socorros até a chegada do SAMU, preservar o local do fato e acionar a presença de uma equipe da Polícia Militar.

Com relação a conduta do agente de segurança, a PC-MA comunica que será aberta uma sindicância junto à Corregedoria da Polícia Civil do Maranhão.

Ademais, a instituição de segurança destaca que não compactua com condutas violentas e arbitrárias e apura todos os fatos à luz da verdade e da legalidade".

Assista ao vídeo:

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.